Semana de TCCs de Comunicação Social e Jornalismo destaca projetos autorais e engaja a comunidade acadêmica
Os formandos dos três cursos apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos ao longo do ano.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Gabrielle Ramos
Os cursos de Comunicação Social e Jornalismo realizaram, entre os dias 10 e 13 de novembro, a Semana de TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) no UNASP campus Engenheiro Coelho. Entre os dias 10 e 13 de novembro, os alunos apresentaram os projetos finais em diferentes formatos, entre eles livro-reportagem, videocast, fotolivro, campanhas publicitárias e produções audiovisuais. O encontro marcou a consolidação de uma das etapas mais importantes da formação acadêmica.

Além dos formandos, estudantes de outros semestres também assistiram às apresentações para compreender o processo de construção do TCC. Já as bancas avaliadoras enriqueceram o debate e a análise dos projetos por meio dos professores orientadores, além de convidados internos e externos.
Apresentações dos trabalhos desenvolvidos
Entre os destaques da primeira noite da semana especial, o estudante de Rádio e TV e de Publicidade e Propaganda, Gabriel Frigatti, apresentou um TCC que, segundo ele, representa o ponto máximo do processo e de realização. “É quando a gente consegue colocar tudo que praticou, estudou e trabalhou durante um ano em uma apresentação para alguém que está vendo aquilo pela primeira vez”, reflete.
Gabriel apresentou um fotolivro intitulado “Corpo e Sagrado”, desenvolvido em parceria com a colega de curso, Lara Leite. O trabalho investigou como elementos da religião material se manifestam fisicamente em tradições do judaísmo, islamismo e catolicismo.

A estudante Paola Orling, do curso de Jornalismo, apresentou um livro-reportagem inspirado em sua experiência na ilha de Pohnpei, nos Estados Federados da Micronésia, onde atuou por cerca de dez meses pelo Serviço Voluntário Adventista.
O projeto aborda vivências culturais, histórias locais e reflexões sobre serviço e espiritualidade. Paula conta que produzir o trabalho representa um marco pessoal e profissional. “O TCC é um processo delicado e muito esperado, e compreender como aplicar na prática tudo o que aprendeu ao longo da graduação tornou a experiência especial”, explica.
Entre os desafios do processo, a estudante destaca a realização de entrevistas em inglês e o esforço para conciliar a tradução com a gestão do tempo, especialmente diante da densidade do conteúdo do livro. “Finalizar o projeto foi a realização de um sonho e a confirmação de que é possível transformar experiências significativas em trabalhos relevantes”, garante.
Engajamento da equipe docente
O jornalista, mestre e pastor Wendel Lima viveu sua primeira experiência acompanhando TCCs desde que se formou no UNASP, há duas décadas. Ele afirma que foi um privilégio orientar alunos tão dedicados e destaca o alto nível das produções apresentadas. Além disso, destaca a qualidade dos demais trabalhos que pôde acompanhar, como campanhas publicitárias complexas e reportagens sensíveis sobre temas pessoais. “A tradição do curso em valorizar o TCC cumpre um papel importante de inspirar estudantes dos anos anteriores e fortalecer a identidade da formação em Comunicação”, ressalta.A jornalista e mestra Thamires Mattos, que atuou como orientadora e avaliadora, também destaca a importância do momento. “A Semana de TCCs representa o ápice da formação, quando os alunos demonstram suas capacidades, talentos e paixão pelas temáticas escolhidas”, explica.
Neste ano, a professora Thamires orientou nove trabalhos, incluindo duas monografias no campus. Ela considera o processo enriquecedor tanto para os estudantes quanto para si mesma, já que aprende a partir dos interesses dos alunos. “É importante escolher um tema que realmente desperte paixão, já que o TCC é um trabalho longo e representativo da trajetória acadêmica”, aconselha aos próximos formandos.

A Semana de TCCs reforça a tradição do curso de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP em valorizar a produção acadêmica, o protagonismo estudantil e a formação prática. Os projetos apresentados passam agora a integrar a biblioteca do campus. Além disso, contribui para a inserção dos alunos no mercado de trabalho pois funciona com portfólio.


