Acontece no UNASP

Semana do curso técnico em Tecnologia da Informação promove imersão de carreira

Momentos de entrevista com ex-alunos que já atuam no mercado de trabalho marcou a semana dos alunos.

Texto: Thaís Fowler

O UNASP, campus São Paulo, realizou a semana do curso técnico em Tecnologia da Informação entre os dias 3 a 7 de outubro. Palestras, entrevistas, apresentações de trabalho e network, fizeram parte da jornada que teve como objetivo apresentar aos alunos como o mercado de trabalho acontece.

Esse é o momento em que os alunos desfrutam de atividades específicas sobre tecnologia e realizam uma imersão sobre a futura carreira. “Nós buscamos conteúdos que estejam relacionados com o tema atual do mercado de tecnologia, como o metaverso, por exemplo, que vão ajudar os alunos a se prepararem profissionalmente. Algumas palestras tem como foco o trabalho de desenvolvedor, desafios, características importantes e quais devem ser desenvolvidas, para quando chegarem lá na frente os alunos estarem preparados”, afirma o professor e coordenador do curso, Wesley Lopes.

Experiência dos alunos

Durante esses dias, os estudantes formandos apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Felipe Campos, aluno do terceiro ano do Ensino Médio e do curso técnico em Tecnologia da Informação, apresentou o TCC sobre um robô mapeador. “A ideia surgiu de um robô que seria usado para vigilância, depois mudamos para um robô que pudesse reconhecer o ambiente e hoje ele é um robô que tem a função de mapear algum lugar e marcar em um mapa para assim poder criar uma planta de construção”, compartilha o aluno.

Ele também conta que outro momento marcante foi poder ter contato com ex-alunos que já atuam no mercado de trabalho e trouxeram experiências para compartilhar com eles. “A ideia de trazer esses ex-alunos é justamente contar os caminhos das pedras, qual foi o caminho que eles trilharam após sair do Ensino Médio”, complementa o professor.

De acordo com o aluno, realizar o curso técnico durante o Ensino Médio o ajudou na escolha da próxima etapa da vida acadêmica e o motivou a querer ingressar no curso de Engenharia da Computação no UNASP no próximo ano.

Veja mais