Setembro amarelo: iniciativas e atividades marcam a data no UNASP
Unasp promove atividades de promoção a vida durante todo o mês em apoio a campanha do Setembro Amarelo.
Texto: Glória Barreto
De acordo com o site oficial da campanha Setembro Amarelo, “desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano” (fonte:www.setembroamarelo.com).
Em apoio a campanha, nesta quinta-feira, dia 10, o UNASP Hortolândia realizou algumas atividades com os quase 150 alunos que estão residindo no campus. A surpresa começou pela manhã, com uma serenata realizada pelos professores e funcionários, que cantaram na porta dos dormitórios feminino e masculino. Na hora do almoço a festa continuou com uma refeição especial repleta de vários alimentos em tons amarelos, cartazes de frases motivacionais e música ao vivo. De acordo com o diretor interno, Maquir Oliveira, as atividades vão continuar.
“A data do Setembro Amarelo busca evidenciar a vida, por isso todas essas atividades de hoje. Neste final de semana ainda vamos promover uma festa com um tema surpresa para os alunos, e temos certeza que eles vão curtir”, explicou o diretor.
Ainda dentro do mês devem acontecer ações em apoio a campanha que envolverão a comunidade e funcionários, como a doação de sangue, distribuição de mensagens personalizadas e outras iniciativas nas redes sociais.
Setembro amarelo em ação
Com o tema Viva a Vida os três campi UNASP estão promovendo ações para e entre os alunos buscando a valorização da vida e do ser humano.
“No UNASP, a Pastoral do Campus divide a liderança do projeto de apoio emocional aos alunos”, explica o diretor da pastoral do Unasp Hortolândia, Wanderson Paiva, que também está a frente destes projetos. Para ele é fundamental que as pessoas estejam engajadas ao projeto. “Todos podem e devem participar desse processo. Precisamos aprender a olhar as pessoas com os olhos de Jesus. Ele via muito além do que elas demonstravam. Esse projeto não deve ficar restrito a um mês. Setembro é mês de ênfase, mas ações práticas devem ser manifestadas e consolidadas por toda a vida”.
Apoio psicológico
A Organização Mundial da Saúde revela que, anualmente, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio ao redor do mundo, com um suicídio ocorrendo a cada 40 segundos. Com a pandemia da Covid-19, um estudo americano revela que o número de casos de suicídio aumentou em 32 %.
Buscando apoiar alunos, familiares e comunidade o UNASP em parceira com a Igreja Adventista do Sétimo Dia estão envolvidos no projeto Ouvido Amigo. Onde pessoas que precisam conversar podem acessar o site do projeto https://ouvidoamigo.com.br/, e usufruir de um atendimento de até 30 minutos com um especialista, de forma segura e sigilosa.
Além disso o Centro de Valorização a Vida (CVV) tem em sua campanha, um número telefônico gratuito de emergência, o 188, que atende pessoas em crise emocionais na busca valorizar a vida e prevenir o suicídio.
Para os alunos residentes que apresentam alguma necessidade, após triagem, o Unasp Hortolândia também oferece um atendimento psicológico, com um profissional da área. “Embora a data do Setembro Amarelo nos faça lembrar e dar destaque ao assunto do suicídio, a instituição tem desenvolvido um trabalho ao longo do ano, oferecendo apoio psicológico aos alunos que necessitam de ajuda”, explicou Maquir.
Viva a Vida nas redes sociais
Diversos cartazes, vídeos e posts sobre o setembro amarelo tem ganhado espaço nas redes sociais do UNASP Tricampi.
Com a intenção de envolver alunos e demais seguidores do UNASP na internet, a campanha tem buscado engajar e sensibilizar as pessoas nesse assunto tão importante que é o suicídio. “De alguma maneira, o objetivo é compartilhar a valorização da vida entre alunos, pais, professores, servidores e comunidade que estão no entorno de cada campus”, destacou Paiva.