Turma de Medicina Veterinária do UNASP celebra formatura
Os mais novos médicos veterinários aprenderam a cuidar não apenas de animais, mas também dos tutores e das suas emoções.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Thamires Mattos
O curso de Medicina Veterinária do UNASP campus Engenheiro Coelho celebrou neste domingo (14), a formatura de sua segunda turma. O momento, marcado por emoção e conquistas, reflete não apenas o amadurecimento dos estudantes, mas também a consolidação do curso na instituição, que acompanhou de perto cada etapa de crescimento desses futuros profissionais.
Em meio a calorosas palmas, os formandos adentraram o espaço cerimonial, sendo acolhidos pela professora-paraninfa Bruna Martins. Logo após, o mais novo médico veterinário Breno Thiengo fez o seu discurso especial compartilhando com todos palavras de gratidão pelos cinco anos de aprendizado.

A segunda turma de Medicina Veterinária do UNASP vivenciou momentos marcantes, como a abertura do Hospital Universitário. Foto: AICOM
Uma turma que vivenciou a evolução do curso
Caio Aceti, um dos formandos, resume bem o sentimento de fazer parte desta turma especial. “Viver no UNASP sempre foi um sonho, e quando soube que era possível realizá-lo fazendo a graduação em medicina veterinária, que também era outro sonho, fiquei muito feliz”, declara.
Por ser a segunda turma do curso, os estudantes vivenciaram momentos únicos de transformação. “Passamos por muitas fases e mudanças, desde a aula na sala da faculdade, até a inauguração do Hospital Veterinário do UNASP, passando assim a termos aulas nessa nossa nova ‘classe'”, relembra Caio.
Durante a graduação, os desafios foram constantes e fundamentais para o crescimento da turma. Caio destaca dois aprendizados importantes: “Perceber que por mais que a gente estude bastante, a prática sempre mostra que nunca é o suficiente e que há muito para aprender”, e entender que “o veterinário não cuida apenas do animal, mas cuida também das pessoas, tutores e das emoções deles”.
Natan Camacho, outro formando, compartilha sua experiência com bom humor e sinceridade. “Desafios não faltaram, a saudade da família, conciliar faculdade, trabalho, ministério, saúde e aquele restinho de vida pessoal”, conta. Para Natan, o maior aprendizado foi descobrir que “se colocarmos as coisas de Deus em primeiro lugar, o resto Ele garante”.
Preparados para o mercado
Maristela Halverson, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, acompanhou de perto o desenvolvimento desta turma, especialmente durante o último ano no estágio supervisionado. “Pude ver, de maneira muito clara, o crescimento de cada um deles, não só nas habilidades técnicas, mas também na maturidade profissional, na responsabilidade, no cuidado com os animais e no compromisso ético que a profissão exige”, relata.
A coordenadora destaca a transformação dos alunos ao longo do curso. “Vi inseguranças virarem confiança, dúvidas se transformarem em iniciativa e cada experiência prática moldar o profissional que cada um se tornou”, afirma com orgulho.
Sobre os desafios e oportunidades que aguardam os novos profissionais, Maristela mantém uma visão realista e otimista. “O mercado de trabalho para o médico veterinário é desafiador, especialmente nas áreas mais tradicionais, onde a concorrência é maior e a atualização constante é indispensável”, reconhece.

Formatura aconteceu na Igreja do UNASP campus Engenheiro Coelho. Foto: AICOM
Estrutura e oportunidades
A experiência no UNASP proporcionou aos formandos muito mais do que conhecimento técnico. Natan Camacho, que hoje faz parte da equipe de contratados do Hospital Veterinário da instituição, destaca as experiências vividas. “O UNASP me deu diversas oportunidades, as quais eu agarrei de corpo e alma”, destaca. Além de trabalhar no hospital veterinário, Natan é parte do grupo musical Luz e Rimas, que trouxe a ele a oportunidade de viajar pelo Brasil e pelo mundo.
Ele também ressalta a qualidade da formação recebida. “Tive excepcionais professores e mentores”, pondera. O formando finaliza contando que o curso conta com uma estrutura que o preparou durante a graduação a não só ter capacidade teórica e prática, como outras habilidades essenciais.
Uma formatura que representa evolução
A formatura da segunda turma de Medicina Veterinária do UNASP é mais um capítulo importante na história do curso, consolidando o compromisso da instituição com a excelência na formação de profissionais capacitados, éticos e humanizados. Como bem colocou a coordenadora Maristela, “essa nova fase é apenas o começo de uma trajetória brilhante” para cada um dos formandos.
A programação completa está disponível no YouTube, e as fotos desse momento tão especial podem ser conferidas on-line.