UNASP celebra abertura de novos laboratórios
Novos laboratórios de práticas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda, e Pedagogia são inaugurados no campus São Paulo
Texto: Thaís Fowler
O UNASP, campus São Paulo, comemorou nas últimas semanas a inauguração de três novos complexos de laboratórios. São eles: Complexo de Arquitetura e Urbanismo, Núcleo de Comunicação e LAPEMA. A abertura desses novos espaços proporciona aos alunos novas experiências e desenvolvimento das práticas exigidas no mercado de trabalho.
“Nós estamos muito felizes. Esses espaços são de suma importância para a realização de atividades práticas dos cursos. É aqui que eles se prepararão para desenvolverem a excelência no servir no cumprimento da missão do UNASP”, celebra doutora Silvia Quadros, diretora de graduação do campus São Paulo.
Complexo de Arquitetura e Urbanismo
O Complexo de Arquitetura e Urbanismo é composto pelos seguintes laboratórios: Maquetaria, Laboratório de Conforto, Núcleo de Hidros sanitárias, Núcleo de Elétrica e o Núcleo de Tecnologia de Construção. “Esse complexo veio para complementar o curso”, afirma Mário Flávio, estudante do 9° semestre de Arquitetura e Urbanismo.
Segundo a professora Cleide Duarte, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, o complexo de laboratórios contempla os alunos e atende as necessidades técnicas do curso. “É uma conquista muito grande. Ter o nosso espaço com ferramentas para os alunos é um grande benefício. O Laboratório de Conforto dá a possibilidade dos alunos fazerem um processo experimental real de cada atividade. As aulas de Hidráulica e Elétrica são totalmente práticas e agora com o novo complexo os alunos poderão ver de forma prática toda fiação e tubulação exposta no nosso espaço. Fora o laboratório de tecnologia da construção que também atende a disciplina de Sistemas Construtivos”, ressalta.
Núcleo de Comunicação
O Núcleo de Comunicação é composto por diversos espaços importantes para formação dos alunos. Entre eles: sala da coordenação do curso, Brainstorm Room, Estúdio de Gravação ao vivo, Agência Experimental do curso (Agência Hype), estúdio de foto e vídeo, estúdio de áudio, sala de técnica e direção, sala de edição. Cada um destes espaços visa promover o desenvolvimento dos alunos nas mais variadas áreas de atuação, de maneira prática e imersiva.
“O laboratório promove a prática e influência diretamente a nossa experiência como aluno, pois coloca tudo aquilo que foi dito em sala de aula na prática, mostrando como funciona de verdade. Tudo isso antes da vida profissional, ajudando também a escolher a área de atuação futuramente”, afirma Paulo Victor de Assis Costa, aluno do 1° semestre de Publicidade e Propaganda.
De acordo com o professor Flávio Salcedo, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, a utilização destes estúdios e sala especiais não serve apenas para complementar o que é visto em aula, mas é o verdadeiro aprendizado prático que prepara nossos alunos para o mercado de trabalho. “Os alunos são os maiores beneficiados com estes novos espaços do Núcleo de Comunicação. Além de desenvolverem seus trabalhos acadêmicos, poderão vivenciar na prática o que há de mais relevante no mercado de trabalho. Cada sala, cada estúdio, oferece experiências de aprendizado prático que apenas uma aula expositiva não seria capaz”, relata.
LAPEMA
O Laboratório de Pesquisa, Extensão e Múltiplas Aprendizagens (LAPEMA), é um projeto de práticas pedagógicas com o propósito de trabalhar com crianças da comunidade que apresentam dificuldades no raciocínio lógico-matemático. Utilizando-se de jogos pedagógicos de estratégia de ensino, visando apresentar aos alunos uma alternativa de aprendizagem, sem o peso das exigências de uma sala de aula, propondo ao aluno momentos lúdicos, com foco na aprendizagem.
“O Lapema intensifica minhas habilidades acadêmicas. É incrível poder colocar em prática aquilo que vejo em sala”, diz Melissa Lucas de Amaral, aluna do 7° semestre de pedagogia.
“O espaço LAPEMA se constitui em um ambiente propício para que esta prática possa acontecer de forma assertiva, onde o aluno do curso de Pedagogia possa entrar em contato com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. E, nesse contato, a troca é inevitável, pois esses momentos propiciam ao aluno da Pedagogia aprendizagem em sua prática docente e consequente, aprimoramento para sua profissão futura”, finaliza professor Roberto Carlos Sonego, coordenador do curso de Pedagogia.