Acontece no UNASP

UNASP celebra a inauguração do Cejusc no campus São Paulo

O UNASP deu mais um passo em direção à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a justiça.

Texto: Thaís Fowler

O UNASP, campus São Paulo, inaugurou nesta quinta-feira (09) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), um importante e primeiro órgão estadual implementado tricampi. Este centro é o primeiro na região e tem como objetivo principal desenvolver a formação de jovens em práticas de estágio e oferecer assistência jurídica gratuita à comunidade que vive ao redor do campus.

A solução de conflitos é uma das maiores demandas sociais na atualidade e a implantação deste centro no UNASP traz grande contribuição para a formação de jovens com espírito de cidadania e respeito às leis. Além disso, o Cejusc será uma oportunidade para os estudantes do curso de Direito adquirirem conhecimento e experiência na resolução de questões jurídicas, como mediação e conciliação, e participarem ativamente na construção de uma sociedade mais justa.

De acordo com o professor doutor Afonso Cardoso, vice-reitor do ensino superior e diretor do campus, o serviço estará alinhado com a missão institucional do UNASP. “O Cejusc dentro do campus é a possibilidade do nosso aluno ter contato com a realidade dos casos jurídicos. Isso traz realidade para o curso. O aluno não será formado apenas na parte teórica, mas na prática também e nossa missão institucional é formar profissionais com valores de justiça”, afirma.

Durante o evento estiveram presentes alunos do curso de Direito, Diretor do campus, doutor Afonso Cardoso, Diretor Administrativo, professor Murilo Bezerra, Coordenador do curso de direito, doutor Walter Rubini Boneli, Pró-reitor acadêmico, doutor Edilei lames, Coordenadora da comissão de prerrogativas da OAB seccional São Paulo, doutora Daniela Tamaio Boneli, Juíza coordenadora do Cejusc Santo Amaro, doutora Cláudia Marina Maimone Spagnuolo, Desembargadora geral e coordenadora do NUPEMEC, doutora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes.

Dinâmica do serviço à comunidade

O Cejusc será dirigido por professores e servirá como uma espécie de clínica jurídica para a comunidade, onde os estudantes poderão exercer suas práticas de estágio, sob a supervisão de profissionais qualificados. Além disso, a instituição oferecerá atendimento jurídico gratuito para a população carente da região, com a finalidade de promover cidadania e acesso à justiça para todos.

Professor doutor Marco Brasil estará à frente como coordenador, ajudando na administração e no fluxo de atendimento à população. “Há muitos anos nós pensamos em como atender essa comunidade populosa que temos em torno do campus. Ao longo desse tempo nós conseguimos fazer isso e agora faremos algo muito diferente de tudo que já fizemos, além disso nossos alunos terão uma oportunidade de ouro atendendo pessoas de diversos status sociais, resolver conflitos de forma criativa, pacífica e satisfatória”, relata.

A inauguração do Cejusc foi um marco na história da UNASP, campus São Paulo, e reflete a preocupação da instituição em formar profissionais comprometidos com a justiça e a cidadania. Além disso, o centro será uma referência na região e trará benefícios para a comunidade, já que oferecerá soluções pacíficas para conflitos, ajudando a construir uma sociedade mais justa e equânime. “Meu sentimento é de realização e gratidão em poder realizar minhas horas de estágio no mesmo local em que eu estudo”, compartilha João Pedro Silva, aluno do 9º semestre do curso de Direito.

Posto do Cejusc no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
Local: Estrada de Itapecerica, 5.859 – Ed. Ellen White – Capão Redondo, São Paulo.
Horário de atendimento: Das 9h às 17h
Tel.: (11) 2128-6215
E-mail: cejusc.santoamaro@tjsp.jus.br

Veja mais