UNASP celebra formatura de novos profissionais do Direito
Os formandos encerram o ciclo acadêmico ao lado de familiares e amigos no campus de Engenheiro Coelho.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Fernanda Reis
A Igreja do campus Engenheiro Coelho do UNASP foi palco da colação de grau da 18ª turma do curso de Direito, realizada neste sábado (13). O evento celebrou a conclusão de mais um ciclo acadêmico, reunindo formandos, familiares e seus convidados em uma noite marcada por emoção e sentimento de dever cumprido.
Sob calorosos aplausos, os bacharéis adentraram o local da cerimônia e foram recepcionados pelo professor-paraninfo, doutor Igor Marquês. O momento foi compartilhado também com os formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social e Jornalismo.

Crescimento e transformação
Para a coordenadora do curso de Direito, Ivelise Fonseca, acompanhar a trajetória da turma foi motivo de grande gratidão. “Vimos o crescimento dos alunos, de estudantes ansiosos a profissionais éticos, com debates inspiradores e momentos de apoio mútuo. Os alunos ensinaram humildade e resiliência, alinhados à fé adventista”, destaca.
Ao falar sobre os desafios que aguardam os novos bacharéis, a coordenadora aponta a competitividade do mercado, as constantes mudanças na legislação e a necessidade de adaptação tecnológica. Por outro lado, ela enxerga oportunidades promissoras como inovação em direitos humanos e sustentabilidade, com impacto social via ONGs ou políticas públicas. “Sejam luzes de justiça e amor, refletindo Cristo em cada ato! Priorizem integridade, serviço e fé, cuidando de si e dos vulneráveis”, finaliza a professora com uma mensagem aos formandos.
Desafios e aprendizados
Pedro Vieira, um dos formandos, conta que o seu maior desafio durante a graduação foi entender o que era prioridade e o que era apenas requisito. “O Direito é muito abrangente e você deve saber um pouco de tudo, mas não dá pra ser bom em tudo. Precisa focar no que vai ser o seu diferencial”, explica.
Sobre a experiência no UNASP, Pedro destaca que, embora a turma tenha começado com mais de 60 alunos e formado menos, essa redução possibilitou maior proximidade. “Estudar no UNASP é uma benção, tanto por ser uma instituição com a qual eu compactuo em termos religiosos e filosóficos, mas também pelas bênçãos que esse local nos proporciona”, afirma.

Persistência e conquistas
Natural de Lavras (MG), Jesse Nicácio construiu no UNASP uma trajetória marcada por superação. Conciliar trabalho, estudos, estágio e a rotina do campus foi um dos principais desafios. “Era um verdadeiro turbilhão de sentimentos e responsabilidades, mas cada passo me ensinou o valor da persistência”, relata.
Ao longo da jornada, as amizades se tornaram um dos maiores legados. “Desde meu primeiro ano, em 2021, caminhei ao lado de pessoas que estarão comigo nessa formatura de 2025 e que levarei para a vida inteira. Aquele menino que saiu de Lavras sem grandes oportunidades chegou até aqui, se formou e viveu experiências únicas”, emociona-se.
A história do formando se conecta à de sua mãe, Lia, ex-aluna do UNASP e integrante da primeira turma de Pedagogia. Ela conta que sempre desejou ver o filho estudando na instituição. “Sou fruto da Educação Adventista e sabia que esse era o melhor lugar para ele”, afirma.
A mãe do formando, deixa uma mensagem ao filho e aos formandos: “O barco ficou pronto, e barcos não foram feitos para ficar no porto, mas para navegar. Siga em frente. Você será um excelente profissional”, finaliza.
A programação foi encerrada com a premiação dos alunos que se destacaram no Enade, reconhecimento baseado na participação em atividades de preparo promovidas pelo UNASP, e com a tradicional entrega dos diplomas realizada pelo doutor da Universidade Peruana Unión (UPeU), Walter Murillo, e pelos docentes do curso.
A cerimônia completa está disponível no YouTube, e as fotos podem ser conferidas on-line.