UNASP celebra nova geração de administradores e contadores
Os formandos de Administração e Ciências Contábeis encerram um ciclo de conquistas e abrem as portas para o futuro.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Thamires Mattos
Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNASP campus São Paulo, celebraram a formatura de seus mais recentes profissionais neste domingo (14). A cerimônia teve início às 9h com a entrada solene dos formandos, na presença de familiares, professores e demais convidados que se reuniram para celebrar esta conquista.
A cerimônia de graduação dos cursos foi declarada aberta pelo vice-reitor e diretor do campus São Paulo, dr. Afonso Cardoso. A solenidade também incluiu as turmas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Logística e Direito.

Formandos foram prestigiados por docentes, familiares e amigos. Foto: AICOM
Uma segunda casa
Para Gabriele Costa, formanda em Administração, o momento mais marcante de toda a jornada aconteceu há apenas duas semanas, durante a apresentação do artigo científico. “Naquele instante bateu forte a sensação de que o tempo simplesmente voou”, relembra.
A emoção foi ainda maior por ter desenvolvido o trabalho ao lado de Luana, grande amiga que a apoiou em todas as fases do curso. “Ali, entre nervosismo e gratidão, percebi quantos sonhos, desafios e conquistas cabem em quatro anos, e como foi importante ter pessoas que acreditaram em nós.”
O UNASP é casa para Gabriele desde o ensino médio. “Foram muito prazerosos os anos que passei aqui, pelo ambiente agradável com o contato direto com a natureza e por algumas pessoas que conheci”, comenta. Para ela, o UNASP foi um lugar de crescimento.
Rafael Coelho, formando em Ciências Contábeis, também carrega o UNASP no peito de forma especial. Esta é sua segunda formação pela instituição, além de ter trabalhado na instituição. “O UNASP nos proporciona o que dificilmente outra instituição poderia”, reflete. Para ele, um dos maiores desafios foi conciliar trabalho, faculdade e o cansaço do dia a dia, principalmente no final do curso com a entrega do TCC.

A formatura é momento de celebração e agradecimento para os alunos de Ciências Contábeis e Administração. Foto: AICOM
Comprometimento à profissão
Durante a programação, os alunos tiveram o seu momento de discurso e a formanda Gabriele Costa representou o curso de Administração. Ela ressaltou que a Administração sempre foi mais do que teorias, planilhas, técnicas, organogramas e modelos de gestão. “Foi, antes de tudo, sobre pessoas. Pessoas que acreditaram em nós. Pessoas que estiveram ao nosso lado. Pessoas que nos desafiaram e acompanharam cada passo dessa jornada”, afirma. Gabriele finalizou o seu discurso se direcionando aos colegas com as palavras do São Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
Para o momento solene de juramento do curso de Ciências Contábeis, a futura profissional Giovanna Gurgel jurou: “Ao receber o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, juro, perante a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas”.
Giovanne continuou o seu juramento afirmando “adotar uma conduta profissional que observe sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e progresso do país”.
Trajetória cheia de mudanças
A jornada desses estudantes reflete o que Sérgio Roberto da Silva, coordenador dos cursos, observou ao longo desses anos. “A turma enfrentou mudanças significativas no cenário educacional, tecnológico e profissional, desde o avanço acelerado da inteligência artificial até novas demandas de mercado, exigindo resiliência e aprendizagem constante”, conta. Para ele, foi especialmente gratificante ver a construção de vínculos, o amadurecimento profissional e a consolidação da identidade acadêmica e pessoal de cada estudante.
Gabriele resume bem o que esse processo significou: desenvolver um senso ainda maior de responsabilidade, especialmente na gestão do tempo. “Conciliar trabalho, estudos, atividades acadêmicas, provas e ainda manter uma vida social equilibrada exigiu disciplina, organização e muita resiliência”, explica.
O professor finaliza dizendo que o profissional de 2025 precisa estar preparado para aprender sempre, com cursos rápidos, certificações e atualização constante. “Parabéns, administradores e contadores”, declara.
A cerimônia se encerrou com a premiação dos alunos destaque no ENADE, com base na participação nas atividades de preparo promovidas pelo UNASP.
A programação completa está disponível no YouTube, e as fotos desse momento tão especial podem ser conferidas online.