Notas Formatura

UNASP começa cerimônias de colação de grau no campus Engenheiro Coelho

Cursos de Comunicação Social e Jornalismo abrem ciclo das celebrações das cerimônias de colação de grau.

Texto: Mariana Santos, Franciele Borges e Giovanni Manzolli

A formatura dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo celebrou neste sábado, 11, a vitória de 61 alunos na cerimônia de colação de grau. O evento contou com a participação de formandos tanto presencialmente quanto on-line por meio das plataformas digitais.

A entrega dos certificados conclui um período de quatro anos de estudos, dedicação e esforço dos estudantes, professores e outros colaboradores da instituição. As turmas desse ano se diferenciam porque, devido ao contexto de pandemia, metade da graduação foi feita na modalidade a distância. 

O papel da coordenação na formação dos alunos

A coordenadora e mestra, Sâmela Lima, recebeu o desafio de coordenar os cursos de Comunicação do UNASP campus Engenheiro Coelho durante a pandemia. Tanto ela quanto a professora e mestra Jenifer Costa, conduziram os cursos de Comunicação Social e Jornalismo durante boa parte do período de transição para as aulas síncronas.

Além das responsabilidades profissionais deste ano, a professora Sâmela assumiu um novo desafio: a maternidade pela segunda vez.  “Eu descobri que estava grávida já no início do primeiro semestre, então comecei a organizar tudo. Algumas coisas eu gravei e algumas atividades eu já deixei preparadas”, explica.

Apenas uma semana após o parto, a professora participou das bancas de TCC avaliando os trabalhos de diversos orientandos e, com carinho, acrescentou que é grata pelo apoio dos alunos durante todo o ano. Após Sâmela entrar em licença maternidade, a professora Jenifer assumiu temporariamente a coordenação dos cursos.

O momento de apresentação do TCC e o processo para a formatura costuma provocar estresse, mas a mestra Jenifer aproveitou a fase junto com os estudantes. “Eu vejo meus alunos como colegas de profissão, por isso, me emociono e comemoro junto à família e amigos”, declara.

UNASP celebra cerimônias de colação de grau dos cursos de Comunicação Social
UNASP celebra cerimônias de colação de grau dos cursos de Comunicação Social

Histórias de superação nas cerimônias de colação de grau

Betchi Sanhá conheceu o UNASP por intermédio de missionários que atuavam em seu país, Guiné-Bissau. Ele foi um dos quatro jovens escolhidos por uma comissão para estudar comunicação no Brasil e depois retornar para a Guiné como missionário. 

O formando descreve o sentimento de finalizar a graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV e conquistar o diploma como “alegria e gratidão”.  Os estudos de Betchi não terminam na noite da cerimônia de colação de grau, ele pretende se especializar ainda mais. “Vou fazer uma pós-graduação em 2022 e também um mestrado, depois disso eu volto para o meu país para ser missionário”, enfatiza. 

cerimônias de colação de grau reúne familiares e amigos em noite de festividades
Cerimônias de colação de grau reúne familiares e amigos em noite de festividades

A jovem Dinely Pereira conta que conquistar a formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda não foi tarefa fácil. Com o orçamento familiar apertado, a solução foi sacrificar o período de férias todos os anos, vendendo livros para arrecadar recursos financeiros. A colportagem é uma maneira que muitos alunos utilizam para custear seus estudos no UNASP.

Depois de tanto esforço, as expectativas para o futuro são promissoras. “Eu tenho o sonho de ter meu próprio empreendimento. Sei que o futuro sempre reserva grandes surpresas e confio que Deus estará direcionando o meu caminho como uma profissional”, conta.

Os estudantes que não estiveram presencialmente na formatura tem diferentes motivos. Em meio a pandemia, a aluna de Jornalismo Ariane Brasil foi para os Estados Unidos fazer um intercâmbio e, devido às aulas síncronas, conseguiu conciliar a faculdade com o trabalho. “Eu me mudei para os Estados Unidos no meu último ano e a princípio minha ideia era trancar o curso”, explica Ariane que ficou apenas dois anos tendo aulas presenciais e outros dois anos à distância.

A estudante precisou lidar com o fuso-horário por estar em outro país, contudo completou sua graduação como tantos outros alunos.

Veja mais