Notas Formatura

UNASP comemora a formação de novos profissionais da tecnologia

Alunos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação contam projetos e planos que têm para o futuro.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia realizou a formatura dos alunos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação nesta manhã (17), no auditório Arlete Afonso. A cerimônia foi realizada juntamente com o curso de Ciências Contábeis. A programação contou com a presença de familiares e amigos para celebrar o início de uma nova etapa educacional dos alunos.

O coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação do UNASP campus Hortolândia, Alciomar Hollanda, acredita que a cerimônia de formatura é um momento muito especial para os futuros profissionais, pois representa o reconhecimento de seu esforço, dedicação e aprendizado ao longo do curso. Além disso, é uma oportunidade de celebrar com colegas, professores e familiares que apoiaram e incentivaram tal trajetória acadêmica.

Dois sonhadores

Um dos formandos de Engenharia da Computação Antônio da Silva, de 32 anos, conta que esta formação não é apenas um caminho profissional, e sim a realização de um sonho acalentado por sua mãe, Maria Dalva. Ela sempre o instigou a conquistar três objetivos: concluir a faculdade, comprar um carro e ter uma casa própria.

No entanto, a vida teceu seus próprios desafios. Eles não tinham condições de realizar o três objetivos ao mesmo tempo, o que adiou a formação de Antônio. Em 2017, ele e sua noiva compraram a casa. No ano seguinte, conquistaram o tão sonhado carro e em outubro do mesmo ano casou-se. Novamente, a vida trouxe novos desafios e a felicidade das conquistas foi contrastada pela dor da ausência. Apenas 17 dias após o casamento, a mãe de Antônio faleceu, vítima de uma batalha contra o câncer.

Em 2019, Antônio finalmente pôde ingressar na faculdade. Segundo ele, sua formatura é um momento de alegria por ser a realização de um grande objetivo dos dois, mas também de angústia por ela não poder testemunhar essa conquista. “Nessa jornada, acredito que cresci como pessoa, tornando-me mais responsável e aprendendo a gerenciar melhor meu tempo”, comemora.

O desenvolvimento profissional

Marcelo Bauer, um dos formandos de Sistemas de Informação, conta que estava enfrentando uma fase difícil de desemprego. Por isso, em 2020, decidiu, com sua esposa, iniciar uma graduação na área de tecnologia, algo com que ele já trabalhava. Várias dificuldades surgiram no meio do caminho, como o falecimento de sua mãe por conta da idade dois anos depois.

A perda fez com que Marcelo quase interrompesse a faculdade. Porém, um encontro com o Alciomar Hollanda, coordenador do curso, fez com que ele entendesse que precisava persistir e terminar a graduação. “Esse encontro foi um divisor de águas. Senti tanta segurança que decidi concluir os estudos não importando o que acontecesse”, acrescenta.

Hoje, no dia de sua formatura, entende que todos os desafios que surgiram ao longo da faculdade o moldaram e o fizeram ser quem é hoje: um profissional de qualidade. “No UNASP, evolui em diferentes aspectos. Além de aprender conteúdos técnicos da minha área, também desenvolvi meu lado pessoal e espiritual”, conclui.

Um marco para a vida profissional

Alciomar ainda comenta que, em relação ao início da graduação, os estudantes evoluíram tanto em aspectos técnicos, como aprimoramento de habilidades de programação, quanto em aspectos mais gerais. “Eles desenvolveram sua postura ética, responsável e colaborativa, respeitando os valores humanos, sociais e ambientais”, enumera.

Além disso, o coordenador conta que deseja a todos os formandos muito sucesso, felicidade e realizações em suas vidas profissionais. “Sejam gratos por tudo o que viveram e aprenderam, mas que não se acomodem com o que já sabem. O mundo está em constante evolução e os profissionais dessa área precisam estar sempre atentos às novas demandas e oportunidades que surgem”, aconselha.

As graduações de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação do UNASP têm recebido reconhecimento e avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC), o que demonstra a sua qualidade e excelência. Os cursos também têm uma boa inserção no mercado de trabalho, com egressos atuando em empresas renomadas, nacionais e internacionais, ou empreendendo em seus próprios negócios.

Para o diretor-geral do UNASP campus Hortolândia, Henrique Romaneli, os alunos se recordarão para sempre desta noite tão especial, que marca o início de suas vidas profissionais. “Um dia, Jesus irá nos chamar para voar de volta para casa, um lugar que não conhecemos, mas imaginamos e sonhamos. Iremos para a casa que Ele está preparando com tanto carinho”, finaliza.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais