Notas Formatura

UNASP comemora formatura de Pedagogia, Letras e Tradutor e Intérprete

Os novos profissionais celebraram a conquista do diploma junto aos seus familiares e amigos em noite especial.

Texto: Raíssa Oliveira | Edição: Thamires Mattos

O UNASP campus Engenheiro Coelho comemorou a formatura dos cursos de Pedagogia, Letras e Tradutor e Intérprete neste domingo (14). A solenidade marcou a reta final das colações de grau de Ensino Superior do campus, realizada no último horário previsto para as celebrações do fim de semana da instituição e com a presença dos familiares e amigos. O vice-reitor de desenvolvimento estudantil e diretor geral do campus, doutor Carlos Ferri, declarou aberta a solenidade.

Lucas Santos, orador do curso de Letras, em seu discurso e em referência aos colegas, afirmou que “se hoje somos professores, é porque decidimos sempre ser alunos”. Além disso, seguindo a mesma prerrogativa e parafraseando Guimarães Rosa, também citou que “mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”. O trecho também foi destacado pela paraninfa da turma em seu discurso aos alunos, a professora Eliane Góes.

Alunos de Pedagogia, Letras e Tradutor e Intérprete celebraram a formatura na Igreja do campus Engenheiro Coelho. Foto: AICOM

Ao final da programação, após os discursos, juramentos e entrega dos diplomas nominalmente, foi realizada a premiação do UNASP aos alunos que foram destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), com base na participação nas atividades de preparo promovidas pela instituição. O doutor Carlos Ferri conduziu o encerramento da cerimônia.

A doutora Darlene Knoener comemora a primeira turma que ela forma como coordenadora do curso de Pedagogia. A professora retornou ao campus que a formou como profissional e, agora, acompanha a caminhada de novos alunos. “Ver nossas professoras e professores do curso acolhendo e formando a nova geração enquanto eu, agora, faço parte do grupo, faz com que eu sinta que estou devolvendo à instituição um pouco de tudo que recebi”, celebra.

Talentos desenvolvidos ao longo do processo

A coordenadora das turmas de Letras e Tradutor e Intérprete, Creriane Lima, viu talentos e identidades profissionais se consolidando e se sente privilegiada por fazer parte da história e testemunhar o crescimento de cada aluno. “O que mais me encantou foi a combinação de sensibilidade, dedicação e potencial. Esses formandos demonstraram capacidade de adaptação diante dos cenários mais inesperados, construíram uma amizade entre si admirável, cresceram muito academicamente e, acima de tudo, humanamente”, comemora.

A professora Darlene destaca que alguns dos momentos de dificuldade desse grupo foram mudanças importantes no curso e a transição para o novo modelo do ENADE, que agora também inclui a Prova Nacional Docente. “Para muitos, tudo isso gerou medos e inseguranças — e justamente por isso foi tão bonito ver como, mesmo em meio às dúvidas, eles seguiram firmes, cresceram e se apoiaram uns nos outros. A turma me ajuda a lembrar de uma verdade importante: às vezes, a força pode nascer da instabilidade. A coragem não é ausência de medo, mas a capacidade de continuar caminhando apesar dele”, esclarece.

Oportunidades proporcionadas pelos cursos

Gabriel Henrique Carvalho é formando em Tradutor e Intérprete e destaca uma oportunidade de ter atuado como professor de inglês no Egito. Ele conta que a graduação foi fundamental para que essa oportunidade se tornasse realidade porque, além de receber o apoio da coordenação, também garantiu a vaga por indicação direta do curso. “Hoje, me sinto um profissional preparado e capacitado para atuar na área, com experiências dentro do Brasil e também no exterior, em contato direto com estrangeiros, além de diversos trabalhos de tradução e interpretação realizados ao longo do curso”, afirma ele que, graças a essa oportunidade, além de um profissional versado em idiomas, se vê como missionário.

A nova pedagoga Daiane Moura compartilha que também teve uma experiência magnífica por conta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), oportunizando a continuidade dos estudos ao mesmo tempo em que aprendia na prática. “O PIBID também me mostrou como é essencial ter um professor comprometido, que educa com intenção, que se preocupa com as práticas de ensino e aprendizagem e que compreende a importância de olhar para o aluno de maneira humana e acolhedora”, reflete.

Os agora formados encerram um ciclo, e estão aptos a cursarem pós-graduação no UNASP. Foto: AICOM

Etapa concluída e mensagens de carinho

Gabriel encerra esse ciclo grato a Deus, aos pais que o apoiaram financeiramente e emocionalmente, e a todos seus professores, em especial à professora Creriane. “Acredito muito que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Todos nós precisamos de pessoas que acreditem em nós e investem tempo, energia e esforço, sem esperar nada em troca”, cita.

Depois de tantos desafios, principalmente financeiros, Daiane expressa um sentimento de vitória. “Concluir essa etapa significa reconhecer cada luta, cada esforço, cada lágrima, cada conquista e cada passo dessa caminhada que nos transformou não apenas como estudantes, mas como pessoas e educadores. E é exatamente isso que nos torna pedagogos: a capacidade de transformar vidas, de ensinar com amor, e de aprender sempre mesmo quando os desafios parecem maiores que nós”, compartilha a pedagoga.

Aos novos profissionais, Creriane ressalta que “o mundo precisa da delicadeza, da competência e do Cristo que vocês carregam. Caminhem com coragem e fé, sabendo que cada palavra que vocês escrevem, traduzem ou ensinam tem poder de transformar vidas”.

“Lembrem-se de que a Pedagogia é uma missão que ultrapassa o conteúdo e alcança o coração das pessoas. Que vocês cuidem das crianças, dos jovens, das famílias e das comunidades com sensibilidade e responsabilidade, mas que também cuidem de si mesmos, preservando o entusiasmo que os trouxe até aqui”, conclui a professora Darlene.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais