Impacto Social

UNASP e Prefeitura de Itapecerica da Serra realizam projeto alimentar para a comunidade

Alunos participaram de todas as etapas de elaboração do projeto e realizam cartilhas para a população.

Texto: Thaís Fowler

Na última sexta-feira (14) o UNASP, campus São Paulo, e a prefeitura de Itapecerica da Serra apresentaram o projeto “Construindo a segurança alimentar e nutricional”. Alunos dos cursos de Nutrição e Mestrado Profissional em Promoção da Saúde estão participando ativamente da realização desse projeto. O evento foi realizado no auditório da prefeitura e teve presença de autoridades do município e do Centro Universitário.

O projeto tem como objetivo desenvolver receitas utilizando alimentos saudáveis e promover a segurança alimentar da população. Também será disponibilizado manuais ilustrados, para facilitar o aprendizado que estarão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Itapecerica da Serra, com acesso livre para todos.

Estiveram presentes compondo a mesa e representando o UNASP, Dr. Afonso Cardoso, Vice-reitor para a Educação Superior, Dra. Silvia Quadros, diretora da graduação do UNASP campus São Paulo, Dra. Márcia Salgueiro, professora nos cursos de Nutrição e Mestrado, Dra. Evellin Müller, coordenadora do curso de Nutrição e o Dr. Fábio Alfieri, coordenador do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde.

Conscientização em Itapecerica

O banco de alimentos do município de Itapecerica da Serra distribui alimentos gratuitamente para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), entidades privadas sem fins lucrativos que irão atender famílias carentes. De acordo com Christina Tiemi Nakana, Secretária do Desenvolvimento Social e Relações de Trabalho, esse trabalho de distribuição dos alimentos é realizado desde o ano passado. “Muitos alimentos são jogados fora diariamente. Nosso objetivo com esse projeto é de conscientizar essas famílias para reaproveitar os alimento e utilizar 100% do que recebem de doação”, comenta.

Trabalho de pesquisa e extensão

Segundo a professora, Márcia Salgueiro, através do projeto os alunos adquirem mais conhecimento na área alimentar e nutricional. “O projeto beneficia os alunos na área prática com a comunidade, fortalece o conhecimento acadêmico, além de serem supervisionados pelos professores e isso é um privilégio”, afirma.

O grupo de alunos participantes estiveram envolvidos na construção do projeto e na elaboração das cartilhas desde o início. “Desde o começo do ano estamos trabalhando nesse projeto e construímos as cartilhas do zero, com muito estudo e pesquisa. Além disso, iremos oferecer capacitação no banco de alimentos de Itapecerica, sobre desenvolvimento de hortas, higiene, manipulação e conservação dos alimentos”, relata a aluna do sexto semestre do curso de Nutrição, Jocilene Silva Matos.

Veja mais