Impacto Social

UNASP entrega mais de 30 mil livros no Impacto Esperança

Além da entrega de livros, feiras de saúde também impactaram as cidades de Capivari, Itupeva e Jundiaí.

Texto: Ana Júlia Alem, Gabrielle Ramos e Paula Orling

O UNASP participou do projeto projeto Impacto Esperança neste sábado (22) com o envolvimento de diversos setores da instituição. Mais de 730 alunos, servidores e membros da comunidade próxima do UNASP distribuíram cerca de 31 mil livros para as cidades de Jundiaí, Capivari e Itupeva. Além disso, os participantes organizaram feiras de saúde para atender aos moradores da região, com exames, aconselhamentos profissionais e recomendações sobre os oito remédios naturais. 

Colaboradores participaram do Impacto Esperança.
Colaboradores do UNASP também se envolveram na entrega de livros. Foto: Anna Ramos

O Impacto Esperança é um projeto da Igreja Adventista e completa 17 anos em 2024. Desde sua fundação, já alcançou milhões de pessoas com mensagens de conforto. Para a comunidade adventista, o movimento é uma grande oportunidade de cumprir a missão de pregar o evangelho às pessoas. Neste ano, o livro escolhido para distribuição foi  “O Grande Conflito”, escrito por Ellen White.

O pró-reitor de desenvolvimento espiritual do UNASP, pastor Wendel Lima, comemora o envolvimento da instituição com a igreja como um todo. “Esse é um movimento de toda a América do Sul, que acontece anualmente. Participar é importante para ter esse senso de que fazemos parte de uma família espiritual que vai além do UNASP”, relata.

Atividades organizadas pelo campus Engenheiro Coelho

Por volta de 400 pessoas saíram do UNASP campus Engenheiro Coelho na manhã deste sábado para alcançar as cidades de Jundiaí e Itupeva por meio da literatura e dos serviços de saúde. Mais de 11 mil livros foram distribuídos e centenas de pessoas atendidas pelas feiras de saúde, muitas delas organizadas em parceria com as prefeituras.

O Impacto Esperança 2024 não beneficiou apenas as comunidades atendidas com os livros e os atendimentos de saúde. Participar deste evento também desperta a vontade de se envolver com a missão, de levar carinho e atenção para pessoas em contextos diferentes. 

O pastor Danny Bravo, diretor espiritual do campus Engenheiro Coelho, ressalta: “a gente não consegue saber a dimensão do impacto que ele causa, mas quando colocamos todas essas pessoas na rua, separamos esse tempo para contatar outras realidades, furamos a bolha, saímos da zona de conforto e isso também tem um grande valor.”

Os alunos da escola básica do UNASP também se envolveram na distribuição de livros nesta quinta-feira (21). Eles saíram no início da tarde e participaram do Impacto Esperança na cidade de Holambra.

Ações em Capivari

Alunos, colaboradores e membros da comunidade se envolveram em Hortolândia. Foto: Ramon Alves

Em parceria com a Igreja do campus, seis ônibus, com cerca de 300 pessoas, partiram do UNASP campus Hortolândia para Capivari, a fim de entregar 20 mil exemplares do livro. Além disso, a comunidade e os desbravadores realizaram uma Feira de Saúde na cidade.

O diretor de desenvolvimento espiritual do UNASP campus Hortolândia, pastor Patrick Ferreira, comenta que ao mesmo tempo em que recebem a literatura distribuída, a comunidade recebe a oportunidade de conhecer a respeito das verdades bíblicas, principalmente relacionada ao mundo atual e seu destino iminente. “Nosso objetivo é envolver o maior número de pessoas na proclamação da volta de Jesus”, acrescenta.

Para os alunos, o Colégio UNASP e a pastoral promoveram a ação, chamada “Drive Thru da Esperança” na última quinta-feira (21). Os alunos e líderes espirituais das turmas do Ensino Fundamental II, juntamente com pastores, entregaram livros aos pais no período da manhã e tarde. O capelão e idealizador do evento, Euáleff Silva, conta que mais de cem exemplares do “O Grande Conflito” foram entregues.

“Os alunos estavam muito animados com a possibilidade de participarem de uma ação espiritual que tem grande impacto na vida dos responsáveis”, esclarece. Além disso, comenta que, com a ação realizada, muitos benefícios são proporcionados aos alunos, como liderança, confiança, eloquência ao falar e desenvolvimento das relações sociais.

A representante espiritual do oitavo ano, Giovanna Romansini, espalhar os ensinamentos do evangelho e ajudar as pessoas a conhecerem ele foi muito significante. Para a representante espiritual do sétimo ano da manhã, Megany Cardoso, ações como essa poderiam se repetir mais vezes ao longo do ano. “Conversar com os pais foi simples, mas divertido. Participar deste momento deixou meu coração quentinho”, conclui.

Feiras de saúde

O UNASP campus Engenheiro Coelho realizou feiras de saúde nas cidades de Jundiaí e Itupeva para atender às comunidades destas cidades, com uma triagem e uma sequência de exames. 

Uma delas foi a Feira Vida e Saúde Kids em Jundiaí. O evento aconteceu em paralelo com a Feira Vida e Saúde, que tem como público-alvo a faixa etária adulta e contou com diversas atividades para a prevenção da saúde da comunidade local.

As feiras são um projeto de extensão institucional que visa promover melhoria no estilo de vida de crianças e adultos, através da prática dos oito remédios naturais. “Nós víamos que existiam muitas feiras de saúde para o público adulto, mas não havia para o público infantil. Então decidimos fazer para as crianças, para toda família receber instrução sobre saúde”, explica Ruthinea Cardoso, organizadora do evento.

Também é uma oportunidade de aproximar os alunos da comunidade, favorecendo a troca de conhecimento e o senso de missão. Para a desbravadora Nicolle Nery a feira Vida e Saúde Kids foi muito divertida. “Adorei trabalhar com crianças porque a gente tem que fazer o máximo enquanto Jesus não volta”, comenta. 

A feira Vida e Saúde Kids conta com 8 estações que abordam as temáticas baseadas nos oito remédios naturais. O circuito é planejado para oferecer informações importantes relacionadas à saúde e bem-estar das crianças de forma lúdica e dinâmica. Ao final, os pais recebem um feedback de melhorias na saúde da criança, que são baseados nos dados coletados ao longo do percurso.

Laise Zeni participou da feira de saúde de Itupeva e compartilha que gostou muito de fazer parte do evento. “Está tudo maravilhoso, o atendimento foi muito bom”, comenta. Ela destaca que cada um dos estandes da feira traz um novo conhecimento e, com a integração de todos, entende melhor o que significa ser uma pessoa saudável. 

Feiras de saúde ajudaram a impactar as cidades de Capivari, Itupeva e Jundiaí. Foto: Lara Milk

Veja mais