Vida no Campus

UNASP envolve alunos com Champions League e Libertadores

A maior competição de futsal do UNASP tem início com leilão e jantares para os participantes.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

O fim de semana foi agitado para os amantes de futsal do UNASP. O leilão da Champions League, para alunos universitários, foi realizado em duas sessões. A primeira foi masculina, com um jantar no sábado à noite. Já no domingo à noite, as meninas tiveram a chance de participar. Além disso, nesta segunda-feira aconteceu o leilão da Libertadores, para estudantes do Ensino Médio.

Leilão Champions League e Libertadores.
Leilão teve a participação de cartolas, que escolheram os jogadores de seus times. Foto: Aicom

O evento começou com uma reflexão feita pelo pastor Gustavo Kinderman, que celebrou a amizade acima da competição. As programações contaram com os técnicos, chamados de cartolas, que “compraram” jogadores para seus respectivos times. Além do leilão, os jogadores participaram de um jantar especial com seus acompanhantes, com direito a pratos exclusivos e sobremesa.

Intervalos quebraram a programação, com apresentações musicais e momentos de interação. O pastor Gustavo explica que este evento integra os alunos do UNASP, tanto os que jogam quanto outros envolvidos na competição. “Esse é o momento da galera se conhecer, de cada um conhecer novas pessoas, de se unir como equipe, de ter um bom momento de lazer social, de amizade aqui no colégio”, elenca.

Desenvolvimento estudantil

A Champions League e a Libertadores contribuem para a socialização dos alunos e desenvolvimento pessoal. O presidente estudantil da Atlética UNASP Roosters, Marcus Mateus, esclarece que a Champions é uma tradição do UNASP, que envolve cerca de 80 jogadores e mais de 160 pessoas envolvidas no evento todo. “Esse evento é o maior evento de esportes do campus e muito importante para os alunos, porque promove o esporte e a atividade física”, opina.

Além disso, o cartola e jogador do Ensino Médio (EM) Matheus Rodrigues Gomes admite que está muito animado para participar dos jogos. Ele está no terceiro ano do EM e participa da Libertadores pela terceira vez. Matheus acredita que, além do incentivo ao exercício físico, a competição incentiva o desenvolvimento acadêmico. “Só vai jogar quem estiver com a nota mínima 6 [nota de aprovação do EM do UNASP]. Vi muitas pessoas que não levavam nada a sério na escola que estão correndo atrás e tirando notas melhores para poder jogar”, declara.

A duração do campeonato é de quase dois meses, tempo em que os participantes se dedicam ao desenvolvimento pessoal. “No UNASP a gente acredita que o desenvolvimento do indivíduo tem que ser de forma completa, tanto acadêmica quanto espiritual e as partes física e mental também. A Atlética, por meio dos jogos, utiliza o esporte para desenvolver a saúde física e mental dos nossos alunos”, explica Dinho Alburquerque, coordenador da Atlética UNASP Roosters. Com os jogos, o UNASP reforça seu princípio de desenvolver os estudantes em suas necessidades múltiplas.

Leilão da Champions foi realizado no último sábado a noite. Foto: Aicom

Participação feminina

Nanda Artuso estuda Psicologia e é a única cartola a liderar um time masculino neste ano. Ela compartilha que gostaria que mais meninas participassem na liderança dos jogos, mas que se sente honrada por mostrar que as mulheres também podem entender de futsal e se envolver nas competições.

“Uma das coisas que eu mais gosto aqui no UNASP é participar destes jogos”, comenta. Desde criança ela pratica o esporte e comemora a disposição do UNASP de incluir as alunas no futsal. Além de treinar os meninos, ela ainda tem a chance de jogar como participante da Champions feminina.

Equipe Champions League e Libertadores.
Equipe da Atlética UNASP Roosters e organizadora dos eventos. Foto: Aicom

Veja mais