Acontece no UNASP

UNASP apresenta estratégias de comunicação digital para juventude adventista no Uruguai

Esta foi a primeira missão internacional com foco em evangelismo digital e tecnologia.

Texto: Vefiola Shaka | Edição: Gabrielle Ramos

Uma equipe de comunicação do UNASP desembarcou no Parque de la Hispanidad, na cidade de Durazno, há duas horas de Montevidéu, para levar treinamento em comunicação digital para 250 jovens adventistas uruguaios. O momento foi conduzido durante a Convenção Maranata do Ministério Jovem e o treinamento do GAiN (Global Adventist Internet Network) entre 31 de outubro e 2 de novembro e marca o início de uma parceria de longo prazo entre a instituição e a representação da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Uruguai.

Rhadzony Storch é aluno do UNASP e integra a equipe da Agência Integrada de Comunicação e Marketing da instituição. Foto: AICOM

Esta iniciativa surgiu como projeto de extensão do Mestrado em Comunicação do UNASP, o primeiro programa do tipo da Igreja Adventista na América do Sul. “Conversamos para ter um projeto que fosse uma espécie de projeto de extensão, mas que tivesse impacto social e que também tivesse uma vertente de internacionalização do programa”, explica o professor Wendel Lima, docente dos cursos de graduação e do Mestrado na área de Comunicação do UNASP.

Evangelismo digital no Uruguai

O Uruguai apresenta desafios específicos para a Igreja Adventista. Embora o país tenha cerca de sete mil membros, apenas entre quatro e cinco mil frequentam regularmente as atividades da igreja. “É um país tão próximo ao Brasil, mas que em vários aspectos é muito distinto”, observa Lima, que visitou o país pela primeira vez em 2024 para um congresso acadêmico.

A equipe brasileira ficou responsável pelas palestras da área de comunicação digital ao realizar plenárias e oficinas em formato carrossel. O professor Wendel abordou o evangelismo digital e o conceito de religião digital desenvolvido pela pesquisadora Heidi Campbell, o qual observa o impacto das tecnologias em três áreas específicas da crença: autoridade, identidade e comunidade.

Além disso, alunos também integraram a programação. Josué Conde, estudante de Rádio e TV abordou a gestão de mídias sociais, enquanto Henry Murillo conduziu oficinas de fotografia e vídeo.

Inteligência artificial a serviço da missão

Rhadzony Storch Jr., aluno de Rádio e TV, foi o responsável pela palestra sobre inteligência artificial. “Foquei na IA que gera imagens, textos, áudios e vídeos com o foco de uso dessas ferramentas para a missão, além de facilitar o trabalho dos líderes em suas igrejas locais na produção e planejamento de conteúdo para as redes sociais”, explica.

Além de transmitir conhecimentos, a experiência no país superou as expectativas dele. “Nunca fui de viajar para fora do país, embora sempre tive a vontade, mas nunca a oportunidade. Conheci um povo interessante, divertido e acolhedor”, conta.

Impacto na juventude local

Carlos Henrique Nunes, jornalista e líder do Serviço Voluntário Adventista no Uruguai, avalia que a missão foi bem-sucedida, especialmente porque discutir a IA e seus desafios se mostrou altamente relevante para o público do encontro. Para ele, o ponto alto foi a interação entre participantes e palestrantes.

Para Anny Leidy Del Castillo, jovem participante do congresso, o evento também teve um impacto espiritual profundo. “Desfrutei muito da maneira como se conjugaram a missão e a tecnologia para motivar os jovens a decidir ser uma luz para Cristo”, compartilha a jovem cubana, que migrou para o Uruguai.

Ela conhece o UNASP há oito anos e acompanha as atividades pelas redes sociais. “Poder conversar com profissionais desta instituição e ver seu trabalho foi realmente muito gratificante. Foi uma oportunidade muito boa para reafirmar meu interesse em ser parte do trabalho da instituição”, revela.

Yuliana Pintos, também presente no congresso, destaca a importância da instituição. “Não só despertou em mim o desejo de estudar ali, mas também pode ter motivado outros jovens a considerar a universidade”, explica.

Ela enxerga uma conexão clara entre o congresso e a instituição. “Em ambos espaços se busca que os jovens vivam momentos significativos em conexão com Deus, que descubram mais sobre o amor de Jesus e que se sintam acompanhados e integrados”, finaliza.

Além desses aspectos, Sofia Cáceres, que trabalha como orientadora vocacional no Chile, ressalta os momentos práticos do evento. “Me permitiu reconhecer ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para compartilhar o evangelho com outras pessoas, conhecer as alternativas de formação de pós-graduação e adicionalmente contar com informação para trazer de volta ao colégio onde trabalho “, conta.

Bolsas de estudo e intercâmbio

Durante o evento, o UNASP divulgou ofertas educacionais e sorteou bolsas para morar na instituição e para uma pós-graduação EAD. As três jovens uruguaias demonstraram interesse em estudar no campus Engenheiro Coelho, uma delas já em negociação para ingressar no curso de Publicidade e Propaganda, enquanto outra manifestou interesse em cursar Nutrição.

A missão também incluiu a distribuição de literatura na cidade de Durazno durante o Impacto Esperança, projeto que distribui livros anualmente. “Se pôde ver o interesse da população do interior do país com o Evangelho, realidade oposta ao que se encontra na capital, Montevidéu”, relata Carlos Henrique Nunes.

Próximos passos da parceria

Esta iniciativa marca apenas o início de uma colaboração mais ampla. Os próximos passos incluem pesquisa de campo sobre o crescimento evangélico em Montevidéu, treinamentos contínuos e intercâmbio de voluntários. “A igreja tem muito interesse em entender o crescimento evangélico na cidade de Montevidéu”, explica Wendel Lima, que planeja unificar este projeto com as missões tradicionais que o UNASP já realiza no país há cerca de 20 anos.

A próxima edição da missão tradicional do UNASP no Uruguai está prevista para janeiro de 2026. A Perspectiva é de que os projetos de comunicação e voluntariado sejam integrados a fim de fortalecer a presença adventista no país.

Veja mais