Acontece no UNASP

UNASP faz lançamento de livro sobre histórias, tradições e transformações da instituição

O UNASP campus São Paulo lançou na última semana o livro “UNASP no Tempo: Histórias, Tradições e Transformações”, pela editora UNASPRESS. O lançamento fez parte da programação de comemoração dos 106 anos da instituição, e foi por meio do Centro de Memória do campus e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos da História e […]

Texto: Aira Annoroso e Emily Bertazzo

O UNASP campus São Paulo lançou na última semana o livro “UNASP no Tempo: Histórias, Tradições e Transformações”, pela editora UNASPRESS. O lançamento fez parte da programação de comemoração dos 106 anos da instituição, e foi por meio do Centro de Memória do campus e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos da História e Memória do UNASP (LEHME).

O Centro de Memória do UNASP São Paulo foi inaugurado em 2019 com o objetivo de resgatar e divulgar a história da instituição e dos primórdios do bairro Capão Redondo. Para organizar melhor suas pesquisas, foi criado o grupo LEHME, composto pelo Dr. Douglas Menslin, Emily Bertazzo, Me. Francisco Ribeiro e pela Dra. Gabriela Abraços. 

Organizadores do novo livro, do Grupo LEHME.

Essa é a primeira publicação do grupo e está organizada em três partes relacionadas, respectivamente, aos valores e princípios educacionais da instituição, à transformação organizacional e à herança gastronômica, artística e educacional, que se perpetuou por meio do trabalho de colaboradores e estudantes desde 1915 – ano da fundação do UNASP São Paulo.

O livro foi organizado pelos componentes do Grupo LEHME, e conta ainda com a participação dos pesquisadores Renato Gross, Ronnye Dias e Francisco Luiz Gomes de Carvalho. 

LIVE DE LANÇAMENTO

No sábado, 29 de maio, foi realizada uma live de lançamento com a participação dos organizadores. Ao longo do ano de 2021, cada autor participará de uma live da série “UNASP e suas memórias” nas redes sociais do Centro de Memória UNASP São Paulo, para comentar sobre a temática de seu capítulo e interagir com o público do museu, ex-alunos do UNASP e membros da comunidade.

Na abertura, o Dr. Douglas Menslin, Vice-Reitor e Diretor Geral do UNASP campus São Paulo, comentou sobre o aniversário do UNASP e o momento que o país está vivendo. “Este ano comemoramos o aniversário do UNASP de uma maneira diferente, e eu diria até que diante das adversidades nós conseguimos superar os obstáculos”, disse. Segundo ele, como não puderam se reunir de maneira presencial, estiveram durante esses últimos meses recolhendo informações, fotos e dados.

Além disso, o diretor acrescentou que foi interessante ver como os ex-alunos e colaboradores do UNASP foram engajados nas postagens, mandando suas fotos e suas histórias. “Nós não pudemos fazer uma festa presencial, mas podemos dizer que fizemos uma festa virtual e pudemos relembrar bons momentos”, ressaltou.

O livro está disponível na Papelaria do UNASP campus São Paulo. Quem desejar adquirir o livro em qualquer lugar do Brasil, basta enviar uma mensagem para o Instagram ou Facebook do Centro de Memória ou responder este o formulário.

Os valores recebidos na compra do livro serão destinados para o financiamento das demais pesquisas do Centro de Memória e de seu grupo de pesquisa.

livro “UNASP no Tempo: Histórias, Tradições e Transformações”.

Veja mais