Notas Formatura

UNASP forma a 53º turma do curso de Enfermagem

A professora paraninfa, Dra. Darlene Donda, parabeniza os alunos que estagiaram durante a pandemia.

Texto: Thaís Fowler

O curso de Enfermagem é o mais antigo do UNASP, o primeiro da instituição a ser reconhecido pelo Ministério da Educação e o 4º mais antigo do estado de São Paulo, nesse âmbito. Neste domingo (18), alunos e professores dão início a mais uma formatura do UNASP, campus São Paulo.

Vinte e seis estudantes concluem mais uma etapa da vida acadêmica. Essa é uma grande conquista para quem passou cinco anos estudando, sendo dois em plena pandemia. Os formandos compartilham que ter estagiado pós o ápice da Covid trouxe grandes experiências para a vida profissional. “A pandemia marcou muito a gente. Vimos na prática qual é o papel da enfermagem, principalmente na vida dos que mais necessitam de cuidados e atenção integral”, compartilha Thaina Samara, formanda do curso de Enfermagem.

Saulo Caetano conta que o UNASP deu todo o suporte necessário que eles precisavam para realizarem os estágios. “Realizamos estágios em diversos locais, como Hospital Adventista, M’Boi Mirim, Hospital Brigadeiro e em algumas Unidades Básicas de Saúde. O UNASP fez toda a diferença para que conseguíssemos vivenciar essas oportunidades”.

Para a coordenadora do curso, Vivian Zorzim, a formatura é um marco que simboliza tudo o que os alunos realizaram nessa trajetória. “Meu desejo é que eles reproduzam no mundo tudo o que aprenderam aqui. Eu sei que eles serão grandes profissionais, pois foram muito bem preparados pelo corpo docente”, afirma.

Um sonho alcançado

Cintia Raquel chegou em São Paulo aos 11 anos de idade. Sua mãe, pernambucana, não sabia ler e nem escrever, mas decidiu que os seus filhos teriam um futuro diferente. “Chegamos em São Paulo numa madrugada invernal, passamos a noite na rua, fomos encaminhados para um abrigo e após um tempo conseguimos moradia fixa em Embu das Artes”, compartilha.

 A formanda compartilha que quando passava em frente ao UNASP, exclamava: “Mãe eu queria tanto estudar nessa escola, olha o uniforme das crianças que lindo”. Apesar de não terem dinheiro para ingressar em um colégio particular, ela decidiu que faria sua faculdade de Enfermagem no UNASP.

O tempo passou e depois de prestar o Enem 3 vezes, Cintia conseguiu entrar no UNASP pelo Prouni como bolsista 100%, na turma de 2018 do curso de Enfermagem. “O sentimento de gratidão a Deus é imenso. Todas as vezes que entro nas dependências da instituição e vejo o espaço verde que temos eu agradeço a Ele por essa oportunidade, esse ano estou me formando e posso dizer, que grandes coisas fez o Senhor por mim”, comemora.

Cintia acredita ser uma aluna como outra qualquer. Sua rotina agitada se resumia em vir para a faculdade pela manhã e ir trabalhar no período tarde e noite, chegava em casa após a meia noite e no outro dia tudo se repetia. “Agora que chegou ao fim dessa etapa me sinto alegre e triste ao mesmo tempo, aqui se tornou um abrigo, esperança de algo melhor para o futuro”, finaliza. 

Veja mais