UNASP forma nova geração de educadores musicais
Os cursos de graduação e pós-graduação em Música do UNASP reuniram formandos em um momento de celebração.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Thamires Mattos
O UNASP campus Engenheiro Coelho foi palco de mais uma emocionante celebração neste domingo (14), com a formatura da 24ª turma do curso de Licenciatura em Música e dos cursos de pós-graduação da área. A cerimônia reuniu amigos, familiares e professores que acompanharam de perto a trajetória de superação e dedicação dos alunos.
As palmas ecoaram enquanto os formandos entravam no espaço destinado à cerimônia. Ali, o professor-paraninfo Samuel Krähenbühl os aguardava para as boas-vindas. Logo depois, chegou o momento do discurso de Debora Tambunan, que, como nova formada em Música, partilhou sua gratidão aos colegas, professores e familiares. Natural da Indonésia, ela enfatizou a importância que o UNASP e o curso tiveram na sua definição de um novo “lar”.

Formandos da Graduação em Música e Pós-Graduações na área participaram da cerimônia. Foto: AICOM
O reconhecimento pela dedicação
Samuel Krähenbühl, coordenador do curso de Música, destaca o privilégio de trabalhar com esta turma especial. “Para mim foi um privilégio trabalhar com essa turma de formandos, visto que são alunos muito esforçados, alunos talentosos. Eu tive a oportunidade de trabalhar com eles durante o curso e estou muito feliz pela conclusão deles nesse período letivo”, declara.
O coordenador reconhece o contexto único em que esta turma se formou. “É uma turma que começou no auge da pandemia, então é uma turma pequena que estava ali no auge da crise do Brasil inteiro. Uma turma que começou online e aos poucos vieram para o presencial, são alunos batalhadores que sobreviveram a essa transição do online para o presencial”, ressalta Samuel.
Oito “sobreviventes”, uma história única
Guiwyner Polistchuk, um dos formandos, define bem a característica desta turma. “Iniciamos com 20 a 25 alunos e a sala foi diminuindo […]. Da nossa turma toda, sobraram apenas oito pessoas, os sobreviventes”, brinca.
Apesar dos desafios de ser uma turma reduzida, Guiwyner destaca o lado positivo dessa experiência. “Foi uma turma em que tivemos dificuldades por ser pequena, mas que nos uniu muito por ter essa proximidade maior justamente por ser poucos alunos em sala. Foi uma experiência marcante e diferente, acredito que vou lembrar de todos pro resto da vida”, relata.

A formatura de Música foi compartilhada com as graduações de Pedagogia, Letras e Tradutor e Intérprete. Foto: AICOM
Entre desafios e aprendizados
Durante a graduação, o formando enfrentou o desafio de equilibrar múltiplas responsabilidades. “Um dos meus maiores desafios foi conseguir conciliar todas as coisas em que eu queria estar participando com o trabalho educativo, faculdade e o espiritual”, conta Polistchuk.
O maior aprendizado, segundo ele, veio justamente das adversidades. “Os ‘nãos’ que recebemos da vida não significam que o mundo acabou ali e que você não tem mais pra onde correr. É literalmente o ditado de que ‘quando uma janela se fecha, outras portas se abrem’. Viver exatamente esse ditado nos mostra os vários caminhos que podemos trilhar, sem focar apenas em uma única alternativa, sendo que Deus te dá um leque de oportunidades”, reflete.
Da teoria à prática profissional
Sobre o mercado de trabalho, Samuel mantém uma visão realista mas confiante. “O principal desafio seria mais no sentido de adaptação, porque para todos que se formam num curso superior, sair da teoria e entrar para a prática é o maior desafio. Não vai ser diferente também para essa turma, mas como são alunos talentosos e esforçados, eles vão passar facilmente por esse caminho”, avalia.
A excelência nas pós-graduações
O evento contou com a presença de alunos da pós-graduação em Vivências Musicais na Educação e de Regência Coral com Capacitação para Docência, reunindo formandos e convidados em um momento especial de celebração acadêmica. Entre eles, destacou-se a formanda da pós-graduação em Vivências Musicais na Educação, Milena Oliveira, professora de música, que veio de São Paulo para prestigiar esse momento marcante de sua trajetória.
No seu relato, Milena destacou os desafios e aprendizados vividos ao longo da pós-graduação, especialmente no contato com a área educacional, até então nova para ela. “A área escolar, para mim, era algo novo. Eu já trabalhava com música, mas essa parte do ensino foi o maior desafio”, afirmou. Sobre a experiência no UNASP, ela ressaltou o impacto humano e profissional da formação: “Os professores são fantásticos, fui muito acolhida aqui. Tudo o que aprendi marcou profundamente o meu jeito de ensinar”.
Emocionada, Milena também compartilhou como as aulas foram significativas em sua caminhada, reforçando que concluir a pós-graduação foi um desafio gratificante e realizado com excelência, propósito que sempre guiou sua trajetória acadêmica e profissional.
A cerimônia foi encerrada com a premiação dos alunos destaque no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), com base na participação nas atividades de preparo promovidas pelo UNASP. Os formandos premiados do curso de Música são:
- 1º Lugar: Ryan Jhaimes Neves Lopes
- 2º Lugar: Lucas Jasom de Oliveira Primo
- 3º Lugar: Filipe Gonçalves Teixeira
A programação completa está disponível no YouTube, e as fotos desse momento tão especial podem ser conferidas online.