UNASP inaugura Escritório Modelo do curso de Direito
O curso de Direito do UNASP, campus Engenheiro Coelho, inaugurou nesta terça-feira (05), o Escritório Modelo, que vai funcionar como um laboratório para a prática jurídica destinada aos alunos. O novo espaço fica na frente do UNASP, ao lado da Clínica de Psicologia. Os primeiros estudantes a realizarem atividades serão os que estão no período […]
Texto: Giovanni Manzolli | Edição: Theillyson Lima
O curso de Direito do UNASP, campus Engenheiro Coelho, inaugurou nesta terça-feira (05), o Escritório Modelo, que vai funcionar como um laboratório para a prática jurídica destinada aos alunos. O novo espaço fica na frente do UNASP, ao lado da Clínica de Psicologia. Os primeiros estudantes a realizarem atividades serão os que estão no período do curso em que já se exige o estágio obrigatório.
Além do Escritório Modelo, os alunos de Direito também podem atuar no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), onde se trabalha com casos simulados, praticando júris e audiências, além de ser possível estudar normas de conciliação simuladas. O curso de direito do UNASP também presta um serviço de mediação e conciliação por meio do CJUSC, um órgão anexo ao Fórum de Artur Nogueira (SP), que também vai continuar contemplando o desenvolvimento acadêmico e prático dos estudantes.
“Com o Escritório Modelo nós queremos aprimorar a formação acadêmica dos alunos. A teoria aliada à prática torna um profissional melhor, mais robusto e com mais solidez. Queremos mostrar, também, que a prática não é glamourizada. O propósito do aluno do curso de Direito do UNASP é estar disposto a prestar um serviço à sociedade”, comenta Filipe Piazzi, coordenador do curso de Direito do campus de Engenheiro Coelho.
Durante a cerimônia de inauguração do novo empreendimento jurídico, houve falas de professores do curso de direito da instituição, administradores e representantes jurídicos do UNASP e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
O Escritório Modelo colocará os estudantes em contato com casos reais por meio de serviços jurídicos prestados à comunidade. O público alvo são pessoas hipossuficientes, isto é, pessoas que não possuem recursos financeiros para contratar uma assessoria jurídica. Algumas áreas do direito serão contempladas, como a área cível, área de família, direito do consumidor, liberdade religiosa, questões de indenização e responsabilidade civil.
“Esse é um momento histórico para o curso de Direito do UNASP. Inclusive, é a primeira vez que a gente vai ter um contato direto com pessoas, então, teremos a prática real de um escritório”, diz Brenno Mutz, 22, aluno formando do curso de Direito.
Para Ana Carolina Trindade, essa é uma oportunidade única de aprendizagem. “Vai ser muito bom poder colocar o que aprendemos em prática. Será muito gratificante, com certeza”, conta a aluna do 10° semestre de Direito.