História

UNASP lança minissérie documental sobre história da instituição

O “Especial UNASP 107 Anos” conta os desafios e conquistas da fundação da escola ao sonho de se tornar uma universidade

Texto: Ana Clara Silveira

O Centro Universitário Adventista de São Paulo celebra 107 anos de existência em maio. Em comemoração a data, a instituição lança a cada sexta-feira do mês um episódio do “Especial UNASP 107 anos”, totalizando quatro exibições no canal do YouTube. A minissérie documental reúne a história da instituição de ensino desde a chegada dos pioneiros adventistas ao Brasil – imbuídos do projeto educacional como forma de evangelização – até a Visão 2030, projeto que viabiliza o sonho de tornar o UNASP em uma universidade.

Breve trajetória

A história da instituição adventista de ensino começa na capital paulista com os pioneiros Jhon e Augusta Boehm, além de outros nomes como John Lipke, um dos líderes mais importantes do período formativo do adventismo brasileiro. Antes do estabelecimento em São Paulo, a Educação Adventista passa por Curitiba, Gaspar Alto e Taquari no Sul do Brasil. A ideia de iniciar uma escola no Sudeste era fazer com que o projeto educacional fosse bem centralizado no contexto nacional de 1915. Tendo em vista a posição geográfica da capital e sua ascensão econômica, a escolha foi assertiva.

A escola começou com poucos alunos. A primeira turma de formandos contemplou nove estudantes, sendo cinco em Teologia e quatro em Magistério. As formações ainda não eram oficiais e apenas depois de alguns anos o curso de Enfermagem foi reconhecido como o primeiro oficial da instituição. De lá para cá, muitas mudanças aconteceram. A integração entre os campi São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho foi um dos principais passos dado para a consolidação da Visão 2030 de se tornar uma Universidade.

Especial UNASP 107 anosA minissérie

A série documental será dividida em quatro episódios lançados semanalmente: O sonho, A construção. A integração e O legado. Por meio de entrevistas com personagens diretamente envolvidos em cada um dos processos, o documentário visita a história e caminha entre os momentos mais marcantes do UNASP. O material foi produzido pela Comunicação Institucional tendo em vista a celebração da memória de milhares de pessoas que contribuíram para a solidez do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Confira o primeiro episódio a seguir.

Veja mais