Impacto Social

UNASP na Estrada impacta comunidade em São José dos Campos

A instituição enviou músicos, pastores, professores e alunos para programação nas igrejas e musical "Experiências pra vida".

Texto: Victor Bernardo | Edição: Ana Clara Silveira

Os membros das igrejas de São José dos Campos receberam uma programação diferente em suas congregações com muita música e mensagens especiais no último sábado (24). O Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, enviou estudantes e colaboradores em tom de celebração para louvar em comunidade no sábado pela manhã e apresentar as experiências vividas na instituição de ensino por meio do UNASP na Estrada.

Ainda como parte das ações evangelísticas, a instituição apresentou o musical “Experiências pra Vida”. Ao som de músicas nostálgicas, a programação contou a história do UNASP ao longo dos anos, e teve a presença de cantores como Riane Junqueira e compositores Lineu Soares. Além disso, grupos como Novo Tom, Academia da Voz e Coral UNASP interpretaram juntos canções marcantes na história da música adventista.

Experiências dos estudantes no UNASP na Estrada

A chegada ao UNASP pode despertar o sentimento de euforia, curiosidade e receio. Amanda Buarque começou seus estudos de graduação em Rádio e TV este ano e, apesar das incertezas de começar algo novo, decidiu participar de algumas dentre as diversas oportunidades relacionadas à música na instituição. Por isso, se tornou soprano no grupo Entre Elas e no Coral UNASP.

Tanto pela manhã, como pela noite, permaneceu envolvida com as programações na cidade de São José dos Campos. “Minha experiência com a música tem sido surpreendente de todas as maneiras! Nunca imaginei que em pouco tempo eu já estaria envolvida em tantos projetos, viajando o Brasil e cantando com músicos incríveis”, celebra.

Alice Rasec canta em diversos projetos musicais do UNASP. Foto: Vinicius Santos

Além dela, a estudante de Música Alice Rasec também participou do musical com o Coral UNASP. A vivência dela com produções artísticas e musicais começou antes da sua decisão de estudar no Centro Universitário. “Quando eu tinha 3 anos, comecei a cantar na igreja e nos corais infantis. Aos 7, aprendi o primeiro instrumento e aos 15 comecei a compor”, explica. Sua experiência na infância e adolescência foi indispensável em sua jornada no UNASP.

Quando chegou a instituição percebeu que poderia aprimorar suas habilidades. Por conta disso, ela destaca a alegria que sente em poder cantar e aprender música com os amigos, especialmente em programas como UNASP na Estrada, e comemora a parte significativa que a música ocupa em sua jornada. “Agora estou no 3° ano da faculdade de música e posso dizer com toda certeza que a música é a minha vida”, completa.

O UNASP e o público

Cauê Fabrizio é advogado e, apesar de não ter ido na primeira graduação, tem pensando em cursar Arquitetura e Urbanismo na instituição por conta da experiência em diversos aspectos que o UNASP oferece aos estudantes. O jovem assistiu ao Musical “Experiências pra vida” e conta suas impressões. “Eu pensava que o UNASP era um lugar que te abraçava apenas por um certo tempo até você sair dali. No musical percebi que você ainda tem a oportunidade de estar lá, independente do lugar para onde você vá depois”, frisa.

O alcance das memórias construídas no UNASP e estendidas para a vida pessoal e profissional também impressionou o agente de recrutamento Paulo Victor. Ao observar a qualidade e organização do musical percebeu os detalhes e influências sobre os participantes do evento. Por conta disso, ele acredita que “o UNASP incentiva jovens a entregarem o melhor nas suas profissões e círculos sociais, tendo a Bíblia e Jesus Cristo como guia na sua jornada”.

O programa

A programação relembrou clássicos da música que marcaram a igreja e o UNASP. Além disso, o doutor Rodrigo Silva conduziu à reflexão sobre escolher a Cristo, independente das dificuldades. Ele também contou sua experiência e incentivou os jovens a estudarem nas instituições de ensino adventistas.

Por fim, o grupo Novo Tom celebrou a placa que recebeu pelo número de inscritos no YouTube com louvor e participação do reitor do UNASP, doutor Martin Kuhn, e, para alegria do público, o UNASP deu uma bolsa de estudos para o curso de Música na ocasião.

Outras Edições

No primeiro semestre de 2022, o UNASP realizou o musical “Experiências pra vida” no campus Hortolândia. Depois disso, o evento também aconteceu no Instituto Adventista de Ensino em Santa Catarina, o IAESC. A expectativa é que outras regiões também recebam tanto o musical, quanto a visita de cantores e pregadores do UNASP.

Veja mais