Impacto Social

UNASP oferece treino funcional para idosos

Os planos de aulas têm como objetivo adaptar os exercícios a rotina do idoso, proporcionando assim uma vivência melhor no dia a dia

Texto: Thaís Fowler

Nascer, crescer e envelhecer faz parte do ciclo da vida. Nesse processo muitas mudanças ocorrem no nosso corpo, principalmente durante a velhice. Perda da força muscular, diminuição da densidade óssea e aumento da gordura corporal. Pensando nisso, os alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) campus São Paulo, realizam um projeto destinado a oferecer melhor qualidade de vida aos idosos.

O Treino Funcional para Idosos ocorre toda segunda e quarta-feira das 7h às 8h no Centro de Atividades Físicas e Práticas Esportivas (CENAPE). As aulas são dinâmicas e repletas de atividades aeróbicas como, abdominal, corrida, musculação, além de trabalhar força. Sempre com o foco em realizar exercícios que os auxiliem nas atividades do dia a dia.

Os benefícios da prática esportiva na terceira idade são inúmeros. Melhora o equilíbrio e velocidade de andar, promove autonomia nas atividades do cotidiano, ajuda no controle de diabetes e colesterol, aumenta a autoestima e o humor, restaura a qualidade do sono, promove momentos recreativos e de socialização, entre outros. “Participo desse projeto há dez anos e sempre saio daqui maravilhada. Os momentos de convívio com outras pessoas me ajudam a aliviar o estresse e melhora minha saúde mental e física”, compartilha Maria dos Reis, aposentada.

Educação e Saúde

Após 2 anos de isolamento e distanciamento social o treinamento funcional para idosos volta a ativa. Com mais de 20 anos de existência o projeto já passou por muitas mudanças em sua estrutura. Hoje, proporciona experiência para os alunos e bem-estar para a comunidade. “Nossas atividades é uma oportunidade de experiência profissional para os nossos acadêmicos. Esse será o primeiro contato deles direto com o público. Aqui eles desenvolvem a prática de montar uma aula e aplicar isso de uma forma mais leve, sem ter a pressão do primeiro emprego”, relata o professor e coordenador da disciplina de estágio, Flávio André Silva.

Para Edvan Ferreira de Souza, aluno do 7° semestre do curso de Educação Física, esse momento tem somado muito no seu desenvolvimento como futuro educador físico. “Essa vivência de trabalhar com um público mais velho agrega muito conhecimento. Proporcionamos esse lazer para eles duas vezes por semana e conseguimos ver na prática as mudanças. É revigorante a felicidade que eles conseguem transmitir pra gente”, afirma.

Os interessados devem procurar o CENAPE, localizado na Estrada de Itapecerica, 5859, Capão Redondo – São Paulo, de segunda ou quarta-feira pela manhã, com atestado médico em mãos.

Veja mais