Impacto Social

Unasp participa da construção de documento de Liberdade Religiosa a ser entregue ao governador

O coordenador do curso de direito do Unasp Hortolândia, doutor Carlos Ferri, recebeu o convite para ser um dos cinco integrantes da comissão que irá redigir um documento de recomendações para o retorno das atividades religiosas no estado de São Paulo. A construção deste documento foi idealizada pelo Subcomitê da Frente Parlamentar em Defesa da […]

Texto: Glória Barreto

O coordenador do curso de direito do Unasp Hortolândia, doutor Carlos Ferri, recebeu o convite para ser um dos cinco integrantes da comissão que irá redigir um documento de recomendações para o retorno das atividades religiosas no estado de São Paulo. A construção deste documento foi idealizada pelo Subcomitê da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa e o texto final deve ser entregue ao governador do estado, João Dória, até o final desta semana.

Doutor Carlos Ferri
Doutor Carlos Ferri é coordenador do curso de Direito do Unasp Hortolândia.

Liberdade Religiosa em destaque

A garantia da liberdade religiosa tem sido um tema de muito interesse e discussões nestes tempos de pandemia. Na noite do dia 20 de abril a OAB São Paulo promoveu o I Fórum Online de Direito e Liberdade Religiosa. O evento que foi transmitido pelo Zoom, é resultado de uma parceria entre o curso de direito do Unasp Hortolândia, a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, presidido pelo doutor Samuel Gomes de Lima e do Comitê da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa, liderado pela Doutora Damaris Moura.

No dia 23 de abril o comitê da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa também realizou uma Live, com o tema A Liberdade Religiosa Garantindo Cidadania e Direitos Fundamentais. O evento foi transmitido pela plataforma zoom, com participantes de todo o estado e também com convidados de outras unidades da Federação.

Cartaz de divulgação de evento sobre Liberdade Religiosa
Cartaz de divulgação da palestra da da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa do estado de São Paulo.

Em ambos eventos, o coordenador do curso de direito do Unasp Hortolândia foi um dos palestrantes convidados, falando sobre O impacto da liberdade religiosa na economia.  E foi a partir desta participação que solicitaram a sua participação do doutor Ferri na construção do documento de recomendações ao governador.
“Falei sobre A Liberdade Religiosa Garantindo Cidadania e Direitos Fundamentais. Depois foi votado um subcomitê para entregar uma recomendação ao governador, a fim de que a Liberdade Religiosa, especialmente as atividades das igrejas sejam mantidas, de forma que as igrejas possam ajudar os mais vulneráveis e seus fiéis”, relatou Ferri.

Histórico em defesa da liberdade religiosa

O professor e coordenador Drº Carlos Ferri é membro conselheiro da ABLIRC (Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania), Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB, subseção Campinas. Com essa participação ativa, tornou-se um colaborador para as demandas da Frente Parlamentar, sendo a principal delas a colaboração no projeto da Lei Estadual de Liberdade Religiosa que tramita na ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo).

“Nós devemos entregar o documento ao governador até dia oito de maio. Essa será uma demonstração clara da efetividade da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa, liderada pela deputada Dra. Damaris Moura”, informou Ferri.

Igrejas do Unasp

Como o Unasp é uma instituição cristã, em cada campus tem uma igreja que atende alunos, funcionários, comunidade e simpatizantes. Durante o período de quarentena, atendendo as orientações de saúde pública, as igrejas estão fechadas, mas tem transmitido suas programações online. Para saber como acompanhar os cultos de cada campus, saiba mais clicando AQUI.

Veja mais