Notas Formatura

UNASP promove colação de grau aos alunos de Pedagogia

A celebração marcou o fim de um ciclo de muitas batalhas, conquistas e realizações profissionais.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia celebrou com grande alegria a formatura dos 16 alunos de Pedagogia na noite de hoje (16). A colação de grau foi realizada juntamente com os cursos de Educação Física e Publicidade e Propaganda, no Auditório Arlete Afonso. Os formandos comemoraram a conclusão do curso ao lado de professores, amigos e familiares.

O coordenador do curso de Pedagogia do UNASP campus Hortolândia, Admilson Almeida, explica que a formatura é um momento ímpar na vida dos alunos. “É um momento de gratidão principalmente a Deus e à existência da instituição que prepara professores e profissionais de grande relevância para o mercado de trabalho”, celebra.

O preparo para a missão

Quando começou a graduação, Priscila Teles, de 39 anos, sentia que não levava jeito para ser professora. “Minha referência ideal, era a professora Helena, da novela infantil Carrossel e, com certeza, eu não tinha nada parecido com ela. Porém, ao longo dos anos, entendi que a  Pedagogia é uma missão, e que as pessoas certas para essa profissão são escolhidas por Deus”, explica.

Muitas dificuldades quase a fizeram desistir. No segundo ano do curso, Priscila adquiriu uma doença chamada Erisipela, um processo infeccioso da pele, que levou quase dois anos para cicatrizar. “Foram momentos difíceis de muitas dores e desafios financeiros, mas tive uma grande rede de apoio que me ajudou a superar”, complementa.

Para ela, a formatura é um marco de superação e de realização profissional. Além disso, relata que todos os desafios que enfrentou durante os quatro anos serviram para o seu amadurecimento pessoal e profissional. “Hoje, posso dizer que estou pronta para a missão que Deus me concedeu”, comemora.

Um passo para o futuro

Segundo o coordenador do curso, a prerrogativa do curso de Pedagogia no UNASP campus Hortolândia é, a cada semestre que passa, exigir mais responsabilidade do aluno. “Isso faz com que eles evoluam. É notório o crescimento desses estudantes em suas capacidades argumentativas, na formação de pensamento crítico e no preparo para o mercado de trabalho”, acredita.

Admilson explica que a formatura é apenas o primeiro passo de uma vida profissional na área pedagógica e torce para que cada formando possa continuar a sua jornada buscando formação contínua, a fim de atender melhor a sociedade. “Estejam cada vez mais fortes em Jesus, para que um dia, a colação de grau maior não seja aqui nessa Terra, e sim recebendo o diploma das mãos do Salvador”, aconselha.

Para o diretor-geral do UNASP campus Hortolândia, Henrique Romaneli, os alunos se recordarão para sempre desta noite tão especial, que marca o início de suas vidas profissionais. “Um dia, Jesus irá nos chamar para voar de volta para casa, um lugar que não conhecemos, mas imaginamos e sonhamos. Iremos para a casa que Ele está preparando com tanto carinho”, finaliza.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais