UNASP promove colação de grau dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo
Os alunos formandos comemoram suas vitórias, além de homenagear a professora Karla Ehrenberg.
Texto: Ana Júlia Alem | Edição: Theillyson Lima
A colação de grau dos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Rádio e Televisão) e Jornalismo foi celebrada na noite deste sábado (17). Na cerimônia, 46 alunos comemoram o tão sonhado diploma.
A coordenadora dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo, Sâmela Lima, conta que o evento é pensado e planejado desde o começo do ano, para celebrar a vitória dos alunos. “É a hora de fechar um ciclo, e abrir as portas para uma nova etapa profissional na vida dos alunos”, diz.
Em busca da coroação
A porto-alegrense, Franciele Borges, desde pequena sonhava em ser uma apresentadora de sucesso, pois sempre foi muito comunicativa. No auge de seus 22 anos, decidiu cursar Jornalismo no UNASP, mas como iria chegar lá? Mais que isso, como se sustentaria durante quatro anos no colégio?
“Eu consegui chegar no UNASP através da colportagem, foi assim que consegui todo o recurso que precisava para me manter durante um ano. No começo eu era externa, mas como sempre tive o sonho de ser interna em uma instituição adventista, lutei para conseguir uma bolsa estudantil e, após conseguir, continuei trabalhando para me sustentar”, diz.
Desde o início de sua estadia, trabalhou na colportagem e no internato para pagar a bolsa que possuía. Ou seja, no período em que esteve estudando, teve que batalhar muito para chegar onde chegou. Mas, hoje, após quatro anos de muita dedicação, Franciele consegue perceber como tudo que ela viveu durante esse tempo serviu para fazer ela se tornar quem é.
“Sinto que a minha formatura é minha coroação, é um momento para reconhecer que vencemos todas as dificuldades pessoais e financeiras. Hoje comemoramos quatro anos de faculdade e o início do nosso futuro”, termina a jornalista.
Muito além do ensino e de experiências pra vida
Wallex Ferreira, um paraense de 21 anos, fez parte de seu Ensino Médio no UNASP campus Hortolândia, e após se formar, já embarcou na graduação de Publicidade e Propaganda no mesmo lugar, e em seu último ano, precisou transferir seu curso para o UNASP campus Engenheiro Coelho.
“Por não ter uma situação financeira muito boa, sempre enfrentei muitas dificuldades para manter meus estudos no internato, porém, mesmo com os empecilhos, sei que Deus conduziu tudo para hoje eu chegasse aqui”, declara.
Wallex conta que sente que um sonho seu foi realizado. Não um sonho só dele, mas de toda a família. “Esse momento é uma conquista coletiva, porque nesses quatro anos que passei no UNASP, minha mãe, minha vó, minhas tias, todas me ajudaram a chegar até aqui e eu só fiz a parte mais fácil, que é estudar. Sinto que estou realizando o sonho de todas elas e isso é muito gratificante”, comemora.
Para ele, todos os obstáculos que enfrentou serviram para moldar seu caráter e sua forma de viver a vida. “Tudo que eu vivi aqui, todas as experiências realmente são para a vida. Parece clichê, mas é verdade. Sou muito grato por tudo”, termina o publicitário.
A coordenadora Sâmela finaliza partilhando alguns conselhos finais para os alunos formandos, tais como: nunca deixe os princípios e valores de lado, desenvolva e atualize suas técnicas constantemente e o mais importante, continue sempre estudando, seja em uma pós, mestrado ou cursos livres. “Conhecimento é uma das únicas coisas que ninguém pode nos tirar”, completa.
A correria do ano de formatura…
A formanda Emily Pinheiro veio diretamente de Vila Velha, no Espírito Santo, para cursar Rádio e TV no UNASP. Em seu segundo ano da graduação, surgiu a pandemia, que durante dois anos, foi um grande obstáculo para a realização de muitas atividades durante parte de sua vida acadêmica.
“Depois da pandemia, voltamos para nossas vidas normais e comecei o meu último ano de faculdade, que foi marcado por um problema de saúde. No período de três meses, eu tive que fazer quatro cirurgias que deram complicações e eu parei na UTI, porque estava com uma pedra muito grande no rim. E tudo isso em ano de TCC, foi um período extremamente complicado”, diz.
Emily conta que, mesmo com todas as dificuldades deste ano, tudo se encaixou e ela venceu esse período delicado graças ao apoio que recebeu das pessoas que a cercavam. “O melhor de tudo, é poder aproveitar esse momento tão gratificante e especial. Hoje, todos nós que estamos presentes aqui, encerramos mais um ciclo de nossas vidas e caminhamos para uma nova fase”, conclui a radialista.
Um ato de amor
Recentemente, a professora Karla Ehrenberg foi diagnosticada com câncer de mama, o que afetou suas atividades na instituição. Ela passou por uma cirurgia bem-sucedida, porém, enfrentou muitos desafios pelo caminho. No processo de quimioterapia, precisou cortar o cabelo. Por isso, durante a entrada dos professores, suas companheiras de trabalho a homenagearam entrando com lenços envolta de seus cabelos.
Para finalizar, como paraninfa dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo, Karla deixa um último recado para os formandos em seu discurso. “Não há nada no mundo que não tenha comunicação. As profissões que vocês escolheram são muito importantes. Sintam orgulho de ser comunicadores, empoderem-se com suas habilidades e capacidades, celebrem cada texto, cada planejamento de campanha, cada roteiro. Vocês merecem” conclui.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.