UNASP realiza Semana acadêmica de Psicologia
Com o tema "Ontem, Hoje e Amanhã", a semana incentivou a especialização e a projeção do futuro.
Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo
A Semana de Psicologia do UNASP campus Engenheiro Coelho, realizada entre 4 e 9 de outubro, teve como tema “Ontem, Hoje e Amanhã”. O evento foi organizado pelas ligas acadêmicas com o apoio da coordenação do curso, com o objetivo principal de apresentar as diferentes abordagens da psicologia. As ligas acadêmicas de neurociência, psicanálise, TCC e análise comportamental tiveram seu próprio dia para aprofundar sobre sua abordagem específica.
Segundo o coordenador Hugo Damasceno, a proposta era “refletir sobre o passado da profissão, a história, bem como as práticas atuais, os rumos que a psicologia tem tomado nos dias de hoje e também refletir sobre as possibilidades futuras diante dos desafios que nós temos presenciado, acompanhado e projetado para a nossa profissão nos próximos anos”. O objetivo era engajar os alunos, conscientizá-los sobre seu papel social e profissional, incentivando-os a se especializar e projetar o futuro da psicologia.
Palestras e minicursos
Durante a semana, diversos palestrantes de diferentes abordagens visitaram o campus, apresentando suas áreas de atuação. A psicanalista Tatiana Vidotti, por exemplo, buscou “causar o interesse sobre temas que têm a ver com a época, sobre o eu, sobre o narcisismo, e pensar quais os recursos que a gente tem teóricos da psicanálise para pensar a época que a gente vive”, segundo ela.
Já a professora Carolina Barbosa Silva ministrou um minicurso sobre “Violência psicológica, que é muito mais sutil, ela não deixa marcas que a gente possa observar, porque as marcas estão mais na alma, na dimensão psicológica da pessoa”.
A docente resumiu que “esta semana se resume em uma palavra: Aprendizagem”. Ela explicou que “os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, principalmente, as diferentes abordagens que estão na formação, entendendo como funciona cada uma, quais são as perguntas ativas de cada abordagem, porque isso tem a ver com a identidade profissional deles também”.
Aprendizagem e interação dos alunos
Os relatos dos alunos também destacam a riqueza da experiência. Vasjana Nunka, vice-diretora da liga de psicanálise, disse que foi uma semana desafiadora, mas com muito aprendizado e integração entre as ligas, além da oportunidade de aprender sobre a organização de eventos. Ela teve a oportunidade de falar sobre a liga que participa nos stands feito pelos alunos. Vasjana conta que “como futuros psicólogos, vamos atuar em uma área ou usar uma abordagem específica, então durante a semana tivemos o momento de conhecer um pouco de cada abordagem“. A semana em si não nos proporciona somente conhecimento acadêmico, mas também profissional”, adicona.
Já Letícia Sandra Diogo, que não participa de ligas, descreveu a semana como “uma experiência muito enriquecedora”, na qual aprendeu sobre as diferentes áreas da psicologia e se interessou em ingressar na liga de neurociências e buscar iniciação científica.
A Semana de Psicologia do UNASP se mostrou um importante espaço de aprendizado, reflexão e integração entre os alunos e profissionais da área, contribuindo para a construção da identidade profissional dos futuros psicólogos.