UNASP realiza sexta edição da Feira do Empreendedorismo
Alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis vivenciam na prática o empreendedorismo e desenvolvem soluções criativas para o mercado.
Texto: Ana Júlia Alem
O UNASP campus Hortolândia realizou a sexta edição da Feira do Empreendedorismo dos cursos de Administração e Ciências Contábeis ontem (16), com foco na área alimentícia. O evento, realizado no Auditório Arlete Afonso, trouxe a proposta de repaginar produtos já existentes no mercado e contou com parcerias da Prefeitura Municipal de Hortolândia, Sebrae e Sicoob.


Feira do Empreendedorismo
A Feira do Empreendedorismo é um evento de destaque no calendário acadêmico e regional que oferece um ambiente para o desenvolvimento e apresentação de projetos inovadores. O evento visa estimular a criatividade e o espírito empreendedor nos estudantes ao mesmo tempo em que atende às demandas do mercado.
Além disso, a participação da comunidade, o apoio da Empresa Júnior e a presença de investidores no formato Shark Tank – programa de televisão em que empreendedores apresentam suas ideias de negócio a um grupo de investidores – aproximam o ambiente acadêmico do ecossistema empreendedor local, fortalecendo o crescimento econômico e social da região.
Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver, na prática, projetos de empreendedorismo, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Durante o processo, os trabalhos foram avaliados pela professora da disciplina e, no evento, uma banca formada por representantes do Sebrae, da prefeitura, de uma cooperativa de crédito e de um empresário analisou os projetos junto à comunidade. O melhor projeto foi premiado com mil reais.
A participação na feira proporciona aos alunos uma experiência prática e real de empreendedorismo, permitindo que desenvolvam habilidades como criatividade, planejamento, trabalho em equipe e negociação. Além disso, segundo o coordenador do curso de Administração e Ciências Contábeis, Levi Morgan, o contato com investidores e representantes do mercado aproxima os estudantes da realidade profissional, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. “A experiência também fortalece a confiança e a autonomia, elementos essenciais para quem deseja transformar ideias em negócios de sucesso”, complementa.
Experiência prática
Tamara Luiza Dias de Oliveira, estudante do curso de Administração, participou da Feira de Empreendedorismo com o projeto Doces 360°. A ideia surgiu durante as aulas, em conversas entre o grupo, que buscava criar um produto inovador dentro da área alimentícia. O conceito uniu doces a uma proposta de sustentabilidade, oferecendo uma experiência completa de consumo com redução de embalagens descartáveis. Ao longo das semanas, o grupo seguiu o cronograma de desenvolvimento em sala de aula, ajustando e validando cada etapa com o apoio da professora e construindo o projeto de forma colaborativa.

Ela conta que a vivência prática ampliou sua visão sobre o processo empreendedor e que tirar o projeto do papel trouxe novas ideias e desafios, mostrando a importância de olhar com sensibilidade para a execução da ideia. Segundo ela, trabalhar em equipe, ouvir opiniões distintas e acompanhar o crescimento do projeto se tornaram elementos enriquecedores da jornada — que terminou com um resultado especial: o grupo foi vencedor da edição deste ano.
Além da feira, o UNASP busca incentivar o empreendedorismo de forma contínua. A Empresa Júnior oferece consultoria para a comunidade interessada em desenvolver planos de negócios, enquanto os alunos de Administração e Ciências Contábeis ganham a oportunidade de criar experiências práticas, aplicando seus conhecimentos em situações reais e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.