UNASP recebe jurista responsável pela reforma do Código Civil
O evento tri-campi debateu o projeto de reforma com a presença do professor Flávio Tartuce, relator do projeto no Senado.
Texto: Isabella Maciel | Edição: Victor Bernardo
O curso de Direito do UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu, na última terça-feira (22), uma palestra com o jurista Flávio Tartuce, um dos nomes mais influentes do Direito Civil no Brasil. A atividade, realizada no Auditório Central, foi transmitida para os campus de Hortolândia e São Paulo, reunindo alunos, professores, profissionais da área jurídica e integrantes da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista.

A palestra teve como foco principal o projeto de reforma do Código Civil brasileiro, cuja relatoria no Senado foi conduzida pelo próprio Tartuce. Segundo ele, a visita ao UNASP representa uma oportunidade única de compartilhar conhecimento técnico, esclarecer boatos e fomentar o pensamento crítico entre os estudantes. “É uma honra estar aqui. Mais do que apresentar a reforma, meu papel é esclarecer a verdade sobre o projeto e combater as fake news que surgem em torno dele”, afirmou.
Durante o encontro, Tartuce explicou que a proposta de reforma, apesar de amplamente discutida, ainda está em fase inicial de tramitação no Senado. “Nossa comissão foi a maior da história do Parlamento Brasileiro. Foram 43 juristas, incluindo ministros do STJ, desembargadores e doutrinadores. Tivemos 180 dias para elaborar o projeto, mas agora o processo legislativo segue seus próprios ritmos”, completou o jurista.
Conhecimento jurídico na prática
A coordenadora do curso de Direito, doutora Ivelise Fonseca, destacou a relevância da palestra como parte das ações institucionais voltadas à atualização jurídica dos estudantes. “A presença do doutor Flávio Tartuce no nosso campus é um presente e um privilégio. Nosso objetivo como coordenação é proporcionar ao aluno experiências práticas com os protagonistas do Direito, tornando o conhecimento mais acessível e real”, explicou Ivelise.
Além de abordar os pontos centrais da reforma, o palestrante também compartilhou histórias de bastidores e exemplos do cotidiano jurídico. Para a aluna Laura Nithian, do 5º semestre, essa abordagem foi um diferencial. “Ele trouxe humor, contou histórias e se expressou muito bem. Foi uma das melhores palestras que já assisti no UNASP. A gente cria uma expectativa grande por ser um nome tão forte no Direito, e ainda assim foi melhor do que eu imaginava”, declarou a aluna.

Debate sobre a reforma do Código Civil
A iniciativa também teve o objetivo de aproximar os estudantes da realidade do mercado e da formulação de políticas públicas, “quando o aluno vê de perto quem está por trás de uma grande reforma, ele se espelha, entende que também pode alcançar esse espaço, que esse universo não está distante dele”, explica Ivelise.
Segundo Eder Faustino, um dos representantes da Divisão Sul-Americana, o encontro foi pensado para destacar os aspectos mais importantes da reforma e proporcionar um momento de troca entre teoria e prática. “Queremos explorar pontos polêmicos, entender as expectativas do próprio relator e refletir sobre como essas mudanças vão impactar a sociedade”, pontuou Eder.
Brisa Ellen, formanda do curso, acredita que essa iniciativa da coordenação é fundamental, “esse tipo de evento incentiva a gente como profissionais. Vai além do ensino”, afirmou a aluna. Para ela, eventos como esse contribuem diretamente para a formação prática e atualizada dos estudantes.
A palestra marcou um momento significativo no calendário acadêmico do curso, integrando o cronograma de ações pedagógicas do semestre e reafirmando o compromisso do UNASP com a excelência acadêmica e a formação crítica dos seus estudantes.