UNASP organiza segunda edição das Olimpíadas do Conhecimento
Juntando conhecimento e diversão, a segunda edição do evento promoveu interação entre os alunos.
Texto: Julia Viana | Edição: Theillyson Lima
O Colégio UNASP realizou a segunda edição das Olimpíadas do Conhecimento, no campus Engenheiro Coelho, no último domingo (15). O evento reuniu alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das três unidades, que participaram da competição com o objetivo de estimular o raciocínio lógico e promover uma competitividade saudável.
A edição contou com a participação de mais de 300 alunos das unidades de Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo. Os estudantes competiram em provas nas áreas de Matemática, Ciências e Ensino Religioso, demonstrando seus conhecimentos em um ambiente de aprendizado e desafio.
Integração e desenvolvimento acadêmico
Tayná Rocha, secretária da Educação Básica tricampi, ressaltou a importância do evento para a integração entre as diferentes escolas do UNASP. “Esse evento, além de reunir as três escolas para fortalecer a conexão entre os UNASP, traz conhecimento de forma prática. É uma excelente oportunidade para os alunos saírem da rotina escolar e vivenciarem novas experiências em um ambiente diferente,” afirmou Tayná.
Eduardo Henrique Neto, diretor do colégio UNASP unidade Hortolândia, acrescentou que as Olimpíadas do Conhecimento servem também como um preparatório para exames importantes como o ENEM e vestibulares. “A competição oferece um incentivo para que os alunos se preparem melhor para os desafios futuros. É uma forma de treiná-los para lidar com provas de grande porte, e também para valorizá-los pelo esforço e dedicação que demonstraram para chegar até aqui,” explicou o diretor.
Objetivos e expectativas para o futuro
O professor Henrique Romaneli, vice-reitor da Educação Básica, destacou que as Olimpíadas do Conhecimento fazem parte de um esforço contínuo para oferecer uma educação integral no UNASP. “Assim como o UNASP Sports Day, que aconteceu na semana passada, as Olimpíadas do Conhecimento é uma das várias iniciativas que visam promover o desenvolvimento integral dos alunos. Estamos planejando para o próximo ano um evento espiritual, com um encontro de corais, para complementar as atividades esportivas e acadêmicas,” revelou Henrique.
Ele enfatizou que o evento não apenas valoriza o desempenho acadêmico dos alunos, mas também promove a interação entre eles, reforçando a ideia de que, apesar de estarem em diferentes locais, fazem parte de uma única comunidade educacional.
Vivência dos alunos e preparação
Para os alunos, as Olimpíadas do Conhecimento representaram uma oportunidade de testar e aprimorar suas habilidades. Estêvão Vasconcelos, aluno do 3º ano do Ensino Médio da unidade de Engenheiro Coelho, expressou sua satisfação com o evento. “É muito gratificante competir na matéria que eu mais gosto, que é Ensino Religioso. É um momento para testar meus conhecimentos e, quem sabe, aprender ainda mais,” comentou Estêvão.
Emily Kauane, professora de Matemática da unidade de Engenheiro Coelho, destacou a preparação dos alunos para a competição. “Aqui no colégio, além das aulas regulares, usamos simulados e revisões para preparar os alunos. Essa metodologia ajuda a garantir que estejam bem preparados para o dia da prova,” explicou a professora.
Jaqueline Guatierri Camargo, coordenadora do Ensino Médio da unidade de São Paulo, reforçou a importância do autocontrole e da disciplina. “Os alunos passaram por uma intensa preparação, com simulados e revisões, e é fundamental que eles consigam manter o autocontrole durante a competição. A preparação é crucial, mas o desempenho também depende da capacidade de gerir as emoções,” disse a coordenadora.
No final das competições, o ranking de classificação das unidades de ensino ficou definido com a unidade de São Paulo em 1º lugar pelo segundo ano consecutivo, enquanto a unidade de Engenheiro Coelho ficou com a 2ª posição. Em 3º lugar, a unidade de Hortolândia completou o pódio.