Acontece no UNASP

Colégio UNASP realiza Olimpíadas de Matemática

Alunos do Fundamental II e Ensino Médio desenvolvem novas habilidades de raciocínio e lógica durante as atividades.

Texto: Thaís Fowler

Na última sexta-feira (23) os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio UNASP participaram da 2ª fase das Olimpíadas de Matemática. O objetivo principal é estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos estudantes.

Esse momento promove aos alunos o desenvolvimento de duas habilidades: trabalho em grupo e lógica. São propostas 14 questões (7 de lógicas e 7 desafios). Das vinte equipes participantes apenas 10 avançam para a terceira fase que acontece no mesmo dia e nessa fase o trabalho é individual.

O professor Marcos Nunes, idealizador do projeto, conta que a atividade traz muitos benefícios para os alunos, principalmente interação entre as classes. “Em apenas uma hora os alunos têm contato com colegas de outras séries do ensino fundamental II e médio e vibram muito quando aprovados para a grande final”, afirma.

A terceira e última fase é composta por 10 questões, sendo 8 objetivas e 2 dissertativas. O primeiro lugar de cada série recebe uma bonificação financeira, além da motivação em saber que em uma seleção tão apurada acabou sendo o principal destaque.

“Eu tenho participado de todas as olimpíadas de matemática desde 2016 e todas as vezes foram bem legais. Ela é importante, pois além da competição pelo prêmio você acaba estudando mais, o que melhora o desenvolvimento acadêmico. Além disso, as olimpíadas ajudaram no meu crescimento, me motivando a dar o meu melhor e me ajudando no trabalho em equipe”, compartilha a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Beatriz Miotto.

“Resolver desafios olímpicos de matemática traz uma sensação de conquista muito grande”, ressalta o professor.

Veja mais