UNASP Run movimenta comunidade em sua terceira edição
O movimento aconteceu como forma de incentivo ao esporte e a importância do cuidado com a saúde.
Texto: Camylla Silva | Edição: Theillyson Lima
A terceira edição do UNASP Run, aconteceu no último domingo no UNASP Campus Engenheiro Coelho. O movimento que influencia a saúde dos estudantes e da comunidade por meio da corrida e caminhada, teve o percurso de 4km e 8km. Desta vez, contou com a presença de mais de 250 pessoas e fez parte das ações do Setembro Amarelo propostas pela instituição.
Para Tiago Bezerra, embaixador e organizador do movimento, o índice de suicídio no estado de São Paulo é muito alto e os eventos promovidos pelo UNASP no Setembro Amarelo são formas de lutar contra isso. “Encerramos esse mês especial com esse movimento para dar um auxílio no pouco que possamos impactar a vida dos alunos e das outras pessoas”, declara.
A iniciativa para essa ação foi dada pela Escola de Esportes em parceria com o Proad e a Pastoral Universitária que uniu o esporte com o espiritual. Além disso, a equipe promove PGs para os corredores, classe de escola sabatina e corridas diárias para os alunos internos, com o objetivo de integralizar e levar as pessoas à Cristo.
Vida espiritual
Ademir Ramos, participante da corrida, ficou nove meses acamado sem sentir os movimentos das pernas, após ter sofrido um acidente caindo do terceiro andar de uma obra. Ele conta que passou por momentos difíceis depois que os médicos disseram que não havia chances dele andar novamente. “Teve momentos que eu perdi a fé, e desejei a morte porque não encontrava mais alegria”, desabafou.
O corredor perdeu 50% do seu peso durante o período que ficou acamado. Depois disso, decidiu entregar sua saúde a Deus através do pacto. “Se ele me curasse eu ia investir toda a minha energia física e espiritual para a obra e pregação do evangelho (…), e de uma noite para o dia ele me curou e hoje eu posso te dizer que sou uma pessoa saudável e curada”, acrescenta.
Como forma de gratidão a Deus, Ademir investiu em seus filhos, e hoje eles trabalham no ministério e na pregação do evangelho. “Eu estou super bem, não sinto dores, não tomo remédios, voltei a caminhar, correr e trabalhar. Esse é o principal motivo pelo qual estou aqui, grato pois estou cumprindo o que Deus fez por mim”, finaliza.
Para a conscientização da saúde e incentivo ao esporte, nesta edição do UNASP RUN não houve competição, e todos os corredores que conseguiram completar a prova foram premiados com uma medalha.