UNASP Ciência - Notícias

Unaspress faz lançamento de livros na 26ª Bienal do Livro de São Paulo

Evento reuniu milhares de pessoas para conhecerem editoras, distribuidoras e autores.

Texto: Ana Clara Silveira

A Unaspress, editora do Centro Universitário Adventista de São Paulo, participou da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um dos maiores eventos literários do país. Além da exibição de obras no stand da Associação Brasileira de Editoras Universitárias, a ABEU, autores vinculados a Unaspress fizeram o lançamento de livros no evento.

Obras lançadas

Ao lado de outras universidades, o UNASP divulgou sua produção científica e fortaleceu a marca da instituição. O diretor da Unaspress, professor Rodrigo Follis, explica que “o objetivo da editora é publicar materiais e sobretudo fazer com que o conhecimento proveniente da pesquisa acadêmica alcance e mude a sociedade”. O lançamento reuniu professores do UNASP para comentarem o conteúdo dos seus livros.

O professor universitário Milton Torres participou pela primeira vez como autor da Bienal e lançou quatro obras. “Essa parceria com a imprensa universitária adventista é fundamental, pois as pessoas só leem o que conhecem”, comemora. Ele lançou na editoria de Educação os livros “Educação Começa com Poesia”, “Viagens de Saber” em parceria com o professor Elder Hosokawa e “Educação e Natureza Humana” como organizador reunindo compilados de textos disponibilizados por professores do UNASP. Já na editoria de Teologia, o lançamento foi do livro “Retratos de um pregador”.

O autor do livro “Pela estrada da liberdade” Davi Boechat também participou do lançamento e conta a relevância social da sua obra. “O livro se propõe a contar uma história pouco conhecida sobre a participação decisiva dos cristãos no combate a escravidão e no papel do povo de deus no processo da construção de uma mentalidade antirracista”, explica. Participante ativo da Bienal, Davi compreende a importância do evento e reforça que “estar com a Unaspress na Bienal é incrível, inclusive porque a publicação de livros é importante para a história da Igreja Adventista”.

Divulgação de conhecimento científico

O conhecimento científico produzido pelo UNASP e divulgado pela Unaspress contribui para que a instituição alcance o título de Universidade. O pró-reitor de pesquisa e desenvolvimento institucional, Allan Novaes, lançou duas obras na ocasião. Ele organizou o “Dicionário Brasileiro de Comunicação e Religiões” em parceria com a professora Magali Cunha da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, a Intercom, e o livro “Retratos da juventude adventista” com a professora Lizbeth Novaes.

O doutor Allan aponta que “estar na Bienal com publicação e divulgação de pesquisas feitas pelos programas do UNASP nos cursos e grupos de pesquisa é uma forma da instituição entrar no circuito das grandes universidades”. Além da contribuição da graduação, o Mestrado de Promoção da Saúde também fez o lançamento de dois livros organizados pelo professor Fábio Alfieri e pela professora Nyvian Kutz, comprovando a produção e contribuição do UNASP para a sociedade.

O professor Milton Torres celebra essa conquista. “Uma universidade que não produz conhecimento, não contribui para o desenvolvimento do país e da pessoa humana”, frisa. Ele ainda acrescenta que “aumentar a produção de obras acadêmicas é fundamental para existência da universidade e para que ela faça diferença em termos teológicos e educacionais”.

Além dos professores, a Unaspress incentiva a participação dos alunos na pesquisa. O professor Rodrigo Follis afirma que “o jovem universitário pode ajudar a editora primeiro como leitor e depois produzindo ciência com viés cristão para mudar o mundo conforme a instrução bíblica”. A participação nos próximos anos está nos planos da editora com mais autores e publicações.

Veja mais