VI Expo Empreendedorismo atrai 1600 visitantes
IV Expo Empreendedorismo é a oportunidade para os universitários e empreendedores da região de Hortolândia, SP, divulgarem seus produtos e serviços.
Texto: Gloria Barreto
A VI Expo Empreendedorismo promovida pelo UNASP campus Hortolândia no último domingo (12) atraiu mais de 1.600 pessoas que foram conferir os 44 estandes de diversos produtos e serviços oferecidos por euniversitários, empreendedores da região e setores do campus.
Onze estandes foram idealizados por alunos formandos do curso de Administração do UNASP campus Hortolândia, que anualmente tem a oportunidade de usar o público do evento para lançar seus produtos e ideias.
Como tudo começou
A Expo Empreendedorismo começou como um projeto da disciplina Empreendedorismo e Inovação, que faz parte da grade curricular do último ano do curso de Administração do UNASP campus Hortolândia. Nas primeiras edições, o evento acontecia no pátio da faculdade, como uma oportunidade de os formandos colocarem em prática o que aprenderam.
Eles criavam uma empresa do zero, de um segmento escolhido por eles e na feira precisavam expor e vender seus produtos de forma criativa e organizada. No final do projeto a empresa apresentava um balanço mostrando se havia dado lucro ou prejuízo, demonstrando se haviam aplicado as teorias aprendidas em sala de aula.
Apesar do início exclusivamente pedagógico, com o passar dos anos a feira ficou mais robusta. Os alunos foram fazendo parcerias com empresas locais, a feira despertou o interesse de outros empreendedores da região e alcançou o reconhecimento da comunidade, que vem conferir e comprar os novos produtos oferecidos pelos universitários.
O secretário de desenvolvimento do município de Hortolândia, João Pereira, que visitou a feira parabenizou o campus por oportunizar esse espaço para os empreendedores da região. “Nossa cidade é uma das que mais empreende no estado de São Paulo, segundo os números do SEBRAE. É uma alegria ver que o UNASP, enquanto universidade, fomenta esse tipo de empreendedorismo. É uma alegria ver a inovação, a variedade de produtos e ver que teremos futuros empreendedores com bastante sucesso”.
Novos produtos e novas ideias
Uma das ideias da Expo Empreendedorismo é dar espaço para as ideias dos universitários. Nesta edição, uma delas foi a da Livraria Fantastic, microempresa criada pelos estudantes Matheus da Silva, Carolina Rodrigues de Azevedo, Patrícia Pereira e Gustavo Lucas Metzer. O estande da livraria ofereceu livros, revistas e gibis second-hand com boa qualidade e preços mais acessíveis.
De acordo com o grupo, o retorno do público foi excelente! O estande conseguiu atrair muitos visitantes e o resultado em vendas surpreendeu, apesar da crescente mudança do padrão de consumo das pessoas, que têm deixado de lado os livros físicos para utilizarem as opções digitais.
Sobre a vivência de colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula, um dos membros da equipe da Livraria Fantastic, Matheus da Silva, comentou que a experiência com clientes reais, foi bem diferente, “Tivemos a oportunidade de entender como funciona uma relação comercial e as necessidades de consumo. Isso agregou muito em nossa formação. Sei que as vendas são responsáveis por garantir a continuidade e o desenvolvimento de qualquer negócio e por isso, aprender mais sobre o assunto foi muito positivo”.
Novos parceiros e negócios em evidência
Se no início o projeto era fechado entre os universitários, atualmente empresas e empreendedores de Hortolândia e região, têm aproveitado o evento para divulgarem suas marcas e serviços.
Luiz Martins, o fundador da Martins Adestramento, conta que foi a primeira vez que participou do evento e durante as visitações em seu estande percebeu que a curiosidade das pessoas variava entre o funcionamento de sua empresa e aos problemas do dia a dia dos pets. “As perguntas giravam em torno da duração das aulas, tempo e valores. E em relação aos pets estavam relacionadas ao comportamento como: fuga, latir demais ou fazer as necessidades fora do local correto”, descreveu o adestrador.
Já a empresária, Kelly Piccinin, que expôs sua empresa Nova Brico de Energia Solar em um estande para explicar as vantagens do sistema fotovoltaico. Disse que esperava um público mais diversificado, porém entende que o evento foi uma oportunidade. “Toda experiência é valida! Principalmente aquela que lhe dê a chance de colocar sua empresa em evidência, divulgá-la e manter contatos para futuros negócios”, explicou Kelly.
Retorno dos visitantes
Após a pandemia, os eventos abertos ao público estão voltando ao normal e as mais de 1600 pessoas que visitaram a VI Expo Empreendedorismo puderam ter contato com novas oportunidade de negócios.
O atual prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, que compareceu ao evento destacou a importância da feira para o município: “o UNASP é uma referência em nossa cidade, um cartão postal e todas as coisas que vem do UNASP traz com certeza uma qualidade para o município e um crédito imensurável para a nossa cidade”.
O estudante Kauan Rodrigues relatou ter visitado todos os estandes e disse que vários serviços e produtos chamaram sua atenção. “A Expo Empreendedorismo foi um evento que abriu novas oportunidades de negócios, o que me interessa bastante, já que faço administração. Me deu algumas ideias de como montar um negócio e como fazer acontecer”, revelou Rodrigues!