Blog do UNASP

4 atitudes que você precisa tomar para crescer na carreira

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Com o mercado saturado de profissionais com as mesmas qualificações, desenvolver certas habilidades pode ser o diferencial que falta para alavancar a sua carreira.

Antes de mais nada, meu caro leitor, é preciso saber onde você está pisando. Antes de tomar qualquer decisão é necessário entender o cenário do mercado de trabalho e a partir daí fazer algo a respeito da sua carreira. Nós aqui desse lado vamos ser diretos. O nosso país está passando por um momento delicado no que diz respeito à trabalho, desemprego e em relação à busca por uma recolocação no mercado. No entanto, apensar do cenário um tanto quanto desafiante é possível crescer na carreira e contornar essa fase ruim. Mas como?

Desde o começo a competência técnica é exigida. Uma graduação, experiência profissional, quem sabe até especialização, pós-graduação e outros cursos. Isso já não é diferencial no currículo. Ou seja, isso é o básico. Porém, para crescer, é necessário um diferencial competitivo. Aí sim, você precisa ter algo que te diferencie dos demais!

Dessa forma, podemos destacar as habilidades comportamentais. Elas fazem a diferença para a companhia e vão trazer a visibilidade necessária para fazer você crescer na carreira. E quais são elas?

1. Saber se comunicar bem

Você sabe se comunicar bem? Isto é, passar uma mensagem de forma clara, objetiva e empática? Pois é, comunicar-se bem significa isso. O que vai desde o contato com o colaborador da portaria até o CEO da empresa. É preciso saber empregar uma linguagem adequada para cada situação, mobilizar e influenciar pessoas.

Líderes renomados são impecáveis na comunicação. Seja em um simples e-mail até no hora de delegar uma tarefa e motivar a equipe. Saber se comunicar bem é uma habilidade que pode fazer você crescer na carreira. Nesse caso, melhore seus discursos e saiba que a boa comunicação te comunica com o mundo.

2. Ser adaptável

Tudo nessa vida muda muito rápido. E como estamos em um cenário incerto as empresas precisam se adaptar também para não sofrer tanto com as mudanças.

Ser capaz de entender o ambiente e compreender que é preciso uma transformação, é um sinal de inteligência adaptativa. Isso quer dizer que você é capaz de ser flexível e responder de forma positiva às novas demandas do negócio. Não tenha medo ou receio de mudar, quando necessário.

Se precisarem de você em outro setor, esteja pronto. Se mudar de cidade, também esteja pronto. Se o desafio aumentar, certamente você precisa estar pronto. Se adaptar não é fácil, mas aberto para isso te dará um diferencial e tanto.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Trabalho em equipe

Cultivar bons relacionamentos é essencial dentro de uma empresa, pois são esses relacionamentos que possuem grande peso em certas decisões. Além disso, trabalhar com outras pessoas, dar opiniões e tomar decisões pelo coletivo é uma postura aplaudida e querida por colaboradores e gerentes.

Possuir a habilidade de trabalhar em equipe e fazer o melhor pelo negócio é um diferencial que pode te render bons frutos. Invista nesse comportamento e veja como é possível crescer na carreira com essa atitude.

4. Perfil inovador

De fato, é isso que as novas empresas procuram. Gente que gosta de inovar! Pessoas que tenham um perfil de dono do negócio e dê novas ideias e pontos de vista diferentes.

Quem tem esse perfil está mais disposto e preparado para projetos e realizações que podem mudar o futuro do negócio.

Pessoas com perfis empreendedores demonstram entusiasmo, estão abertos ao risco, encontram soluções e possuem visão estratégica. Da mesma forma, são proativas e vestem a camisa da empresa e abraçam responsabilidades.

Além disso, quem tem um perfil inovador consegue fazer muito mais com menos. Ou seja, exatamente o que as empresas procuram. Pessoas que saibam distribuir os recursos necessários como tempo, dinheiro, pessoas e equipamentos, entregando muito mais em menos tempo e com a mesma qualidade. Difícil, mas não impossível. Basta apenas pensar e inovar.

Chegue mais longe

Desenvolvendo essas habilidades e adquirindo novas competências, você pode ser o próximo gerente no seu trabalho ou até CEO da sua própria empresa.

Essas atitudes comportamentais podem ser aplicadas onde quer que você esteja. Seja numa pequena, média ou grande empresa. No Brasil ou fora do país. Em uma repartição pública ou privada. Em uma grande capital ou no interior.

Todos somos capazes de fazer e mostrar o nosso melhor, nosso potencial e nossa busca pela melhoria. Portanto, não deixe para depois. Comece hoje a desenvolver suas habilidades e apostar suas fichas em você para alcançar seus objetivos. Você consegue!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Carreira: conheça um pouco mais sobre a profissão de dublador.

• 10 lições que aprendemos com o filme Universidade Monstros.

• 8 lições sobre carreira que podemos aprender com desenhos animados.

• 10 filmes que vão te inspirar a não desistir dos seus objetivos.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também