Quem já atua na área de marketing, ou quer atuar, precisa atualizar os conhecimentos com frequência. Afinal, nesse meio tudo evolui com muita rapidez. Para te ajudar no processo veja 4 cursos on-line e gratuitos para iniciar hoje mesmo.
No marketing é comum que as mudanças sejam constantes. Afinal, essa é uma área muito dinâmica, que acompanha todas as mudanças no mercado, como também as suas tendências. Dessa forma, as especializações na área precisam ser constantes. Ou seja, é aconselhável estudar, fazer cursos e entender mais sobre o marketing, como: nichos de venda, comportamento do consumidor, redes sociais e mais.
Além disso, se você está caindo de paraquedas na área e quer entender um pouco melhor sobre, saiba que o Marketing possui um viés estratégico e tático. É algo global, ou seja, que envolve a empresa como um todo.
Dessa forma, podemos dizer que o Marketing está diretamente envolvido com a estratégia corporativa e com tudo o que é possível fazer em forma de ideias, soluções e inovações para alcançar o sucesso.
É quase impossível dominarmos todo o conhecimento disponível sobre o marketing. Portanto, é comum que cada profissional domine determinada área, mas por outro lado, que também possua entendimento amplo sobre as demais. Isso significa que é importante compreender o todo, ter uma visão holística para acompanhar o mercado. No entanto, é aconselhável focar na sua área, para assim, tornar-se um especialista.
Portanto, investir em cursos da área e novos conhecimentos é imprescindível.
Marketing e o mercado
Muitos profissionais que trabalham com Marketing possuem graduação em Marketing, Publicidade e Propaganda e até Administração. No entanto, essa é uma área abrangente e que abraça todos os profissionais.
No marketing, o que prevalece é o equilíbrio entre o racional e o emocional. Então, é preciso ter muita objetividade, planejamento e uma visão mais global da empresa como um tudo. Assim como o seu posicionamento, estratégias, planos e ações.
Entender o comportamento do cliente e da empresa é compreender quais são os pontos que precisam ser melhorados. Adequar-se às novas exigências do consumidor, trabalhar o preço, a agilidade no serviço e ter um bom relacionamento são essenciais empresa ou marca. Além de outros temas, que você pode aprender nos cursos abaixo.
4 cursos gratuitos e on-line na área de Marketing
A FGV oferece cursos de Marketing de forma gratuita. A instituição possui uma forte tradição e renome na área. Portanto, aproveite a oportunidade para abrir uma vantagem competitiva interessante para a sua carreira.
1 – Introdução à Comunicação Institucional
Na era da comunicação é cada vez mais é importante interagir e fazer-se entender de forma eficaz, principalmente para as empresas. Sendo assim, o curso de Introdução à Comunicação Institucional, analisa e discute os princípios que regem a comunicação como meio cultural capaz de gerar conhecimento e troca de informações, além de abordá-la como componente de estratégias empresariais.
No curso você irá:
1. entender sobre conceitos e aspectos relevantes referentes à comunicação interpessoal e corporativa;
2. ter uma visão da comunicação como área do conhecimento humano capaz de ser gerida por uma estratégia empresarial.
2 – Redes Sociais: Conceitos e Organização
O curso Redes Sociais: Conceitos e Organização, apresenta os principais conceitos sobre redes sociais bem como o papel dos influenciadores nesse processo.
No curso você irá:
1. compreender sobre a origem, principais conceitos e a mecânica das redes sociais;
2. ampliar a visão sobre o panorama do novo consumidor, o impacto das redes, os desafios e as oportunidades desta nova era.
3 – Fundamentos do Marketing
O curso Fundamentos de Marketing apresenta a você o marketing como uma importante ferramenta para a divulgação de produtos e serviços. Que assume, dessa forma, uma posição estratégica na empresa, uma vez que contribui para a sua longevidade, agindo de forma diversa.
No curso você irá:
1. ampliar a noção do marketing nos diferentes segmentos da empresa;
2. compreender corretamente os conceitos fundamentais de marketing;
3. desenvolver a competência para analisar as iniciativas de marketing que ocorrem no cotidiano social.
4 – Marketing de Serviços
O curso de Marketing de Serviços Economia, Características e Classificação, permite um mergulho nos processos de serviços que começam na fabricação e vão até a entrega ao cliente final. Ou seja, o curso apresenta a Tangibilidade dos bens, o relacionamento com os clientes, a customização dos serviços e a natureza da demanda.
No curso você irá:
1. compreender sobre o posicionamento da Associação Americana de Marketing sobre os serviços.
2. identificar as características básicas e as características que diferenciam os serviços.
Bons estudos e até a próxima!