Blog do UNASP

4 Dicas para se tornar um universitário de sucesso!

Para você que pretende iniciar um curso de graduação no ano que vem, ou para você que já iniciou o curso, mas ainda precisa de umas dicas para se tornar um bom universitário, leiam atentos este post!

Antes de tudo, é fundamental que um bom universitário entenda que os anos de estudo são muito mais do que apenas “sobreviver à faculdade”. Afinal, o ideal é que você não deixe nada passar e sim que esteja preparado para tudo, principalmente atento/a às oportunidades.

Bem, dito isso, vamos às dicas!

1 – Para ser um universitário de sucesso, aprenda a aprender!

Yes, my friend!

Parece uma coisa boba, mas para que você se torne o mais rápido possível um universitário de sucesso, aprenda o método certo de aprender.

E isso só é possível quando você se conhece e começa a entender com quais métodos você aprende mais rápido. E mais, se não desenvolver essa habilidade você vai passar aperto na faculdade.

Não se prenda aos métodos antigos, ou seja, não perca muito tempo lendo e relendo os textos dados em sala de aula, busque ser mais ativo na maneira de estudar. Por exemplo: depois de ler o texto passado, tente explicá-lo em voz alta, faça isso até conseguir fazer sem se enrolar.

Essa é apenas uma das técnicas de estudo ativo. 

Você já ouviu falar sobre a história em quadrinho da Sophia? Esta leitura pode te ajudar a desenvolver outros métodos de estudo aplicados.

2 – Tenha sempre em mente: você nunca saberá tudo.

Ninguém sabe tudo no mundo, por isso precisamos manter a mentalidade de crescimento, e o que isso quer dizer? Bem, quer dizer que você precisa querer e estar disposto a sempre aprender mais. 

Muitos acreditam que isso pode até parecer uma “crença”. A crença de que a inteligência de todos os seres humanos é limitada, e por isso, não podemos nunca perder a vontade de aprender.

Tendo essa mentalidade, você pode até errar, mas sempre vai querer ser melhor, e então vai estudar e se aprimorar, para que numa próxima oportunidade você consiga se destacar positivamente!

Então, quando a nota baixa vier, não fique muito tempo se sentindo mal. Tenha o seu tempo, mas volte mais preparado para se recuperar. 

 3 – Estágio supervisionado é a sua grande chance!

E aqui vai um conselho de mãe: leve a sério seu estágio supervisionado!

Tire da sua cabeça aquela ideia de que um estágio é um job passageiro, e que você é totalmente dispensável por ser estagiário.

Desde sempre as empresas prezam por funcionários que se importam de verdade com o trabalho que será desempenhado. E hoje em dia não é diferente.

Então, se você foi contratado para estagiar, não fique fazendo corpo mole, tenha em mente que esta é uma oportunidade de destaque e que você pode alcançar novas posições na empresa com a sua dedicação.

Como estagiário você está em uma posição de aprendizado, e possivelmente será o futuro do mercado de trabalho, então retenha tudo o que puder de aprendizado, para que depois sinta-se preparado/a para ocupar qualquer cargo.

Ah, e se quiser saber como conquistar aquele estágio dos sonhos, clique aqui e veja as dicas!

4 – Seja ativo/a em programas de extensão da faculdade

Toda faculdade possui grupos de pesquisa, e é importante que você seja ativo/a nesses grupos! Afinal, essas pesquisas visam buscar inovações que levam a novas descobertas em diferentes campos de estudo.

Portanto, participar desse grupo pode, por exemplo, despertar em você o interesse por uma área que você não saberia, se não passasse por essa experiência!

Além disso, a sua participação nesses grupos pode servir como experiência para seu currículo e claro, conta muitos pontos no meio acadêmico.

Gostou de saber dessas dicas?

Comente aqui o que você já coloca em prática na sua vida de universitário/a!

Até a próxima 🙂

Deixe um comentário

Veja também