Escolher cursar jornalismo pode parecer uma decisão fácil, mas na verdade ela é cercada de interesses relacionados à profissão, como: gostar de literaturas diversas. Esse é um estereótipo típico do aluno de jornalismo, e ninguém tenta esconder.
Muito além do estereótipo, a leitura ajuda diretamente na formação de profissionais qualificados, ainda mais quando olhamos para a relação da leitura com o aprendizado na prática. Afinal, é através da leitura que nós – os jornalistas – encontramos o embasamento e a narrativa certa para escrever.
Por isso, se você quer começar a fazer jornalismo ou já está cursando, se liga nessa lista de livros!
Livro: A Sangue Frio – Turman Capote
Me lembro de ler este livro na faculdade, ainda nos primeiros anos. Por ter pouca maturidade não consegui compreender e tirar como lição tudo o que a leitura do livro proporciona. Pois bem, não cometa esse mesmo erro.
O livro pode ser classificado como um romance de não-ficção que é baseado em uma reportagem dividida em 4 partes publicada no The New Yorker pelo jornalista Truman Capote.
Ele conta a história de uma família brutalmente assassinada no interior do estado de Kansas, nos EUA. O jornalista relata os detalhes e entrevista moradores, além dos próprios assassinos. Uma aula de livro-reportagem – na prática -.
Livro: O Olho da Rua – Eliane Brum
A primeira vez que ouvi o nome da Eliane, não foi em sala de aula. Eu me deparei com uma matéria dela ainda quando pesquisava sobre um assunto no Ensino Médio, e me apaixonei pela forma como ela conduz o texto, a narrativa é sempre envolvente.
O Olho da Rua é um compilado de 10 matérias escritas pela jornalista. Eliane também desenvolve no livro comentários sobre os bastidores das reportagens, além de descrever os erros e acertos dando dicas para quem pretende começar a escrever matérias.
Então, se você deseja entender melhor sobre como uma matéria é produzida, este é o livro certo.
Livro: O Segredo da Pirâmide – Adelmo Genro Filho
Bem, caso você ainda não tenha iniciado o curso de jornalismo, saiba que a teoria da pirâmide invertida vai te acompanhar desde o primeiro dia de estudo até o seu último dia como jornalista profissional.
Esta teoria fala sobre a estrutura do texto jornalístico, onde as informações mais importantes estão logo no início.
O livro de Adelmo, no entanto, questiona alguns pontos dessa estrutura “pronta” para escrever uma reportagem. É um livro que te coloca pra pensar, por isso, não aconselho a ler caso não esteja preparado/a para assuntos densos e filosóficos.
Livro: Rota 66 – Caco Barcellos
Sim, o Caco Barcellos do Profissão Repórter mesmo. Além deste programa, Caco é um jornalista fundamental para o nosso país, e este é um livro de leitura fundamental para todo estudante de jornalismo.
Vencedor do Prêmio Jabuti, o Rota 66 relata uma investigação jornalística, feita pelo jornalista, sobre o trabalho da Polícia Militar de São Paulo, entre as décadas de 1970 a 1990. A obra traz para a luz o “esquadrão da morte” até então desconhecido pelos demais brasileiros.
É hipnotizante, uma verdadeira aula sobre jornalismo investigativo.
Fim da nossa lista 🙂
Espero que tenham gostado! Ah, se quiserem dar uma olhadinha em nosso curso de jornalismo, clique aqui. O curso também está disponível na modalidade EAD!
Até mais!