Blog do UNASP

4 livros para entender o 7 de setembro

Hoje, dia 07 de setembro, é comemorada a Independência do Brasil. Ela foi conquistada em 1822 após Dom Pedro I proclamar, às margens do Rio Ipiranga, a famosa frase dos livros de história: “independência ou morte”. A data é um marco para o país, já que rompeu de vez os vínculos coloniais com Portugal.

Por isso, separamos uma lista com 4 livros fundamentais para entender mais sobre esse marco nacional. Então, se você tem interesse em conhecer mais sobre os fatos históricos do 07 de setembro, já pegue seu papel e caneta para anotar essas dicas!

1. “1822”, de Laurentino Gomes

Vamos começar a lista com a obra “1822”, de Laurentino Gomes compara diferentes relatos sobre o dia 07 de setembro e a proclamação da independência. Além de desmistificar o grito às margens do Ipiranga, o autor analisa como Dom Pedro conseguiu fazer do Brasil uma nação em meio às mudanças provocadas pela fuga da família real portuguesa em 1808.

A edição também mostra como as Guerras Napoleônicas, a Revolução Francesa, a independência dos Estados Unidos e outros acontecimentos históricos criaram um ambiente favorável à criação de um novo país. Vencedora do Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem, a obra é uma leitura essencial que nos leva a compreender mais sobre as origens do Brasil.

2. “Independência e Morte”, de Helio Franchini Neto

Publicado em 2019, por Helio Franchini Neto, a obra traça um panorama da situação sociopolítica nacional. Além disso, também conta as dificuldades da separação entre colônia e reino. O livro “Independência e Morte: Política e guerra na emancipação do país” vai além do 07 de setembro e explica como o Brasil se manteve centralizado e não se separou em unidades territoriais menores, como ocorreu na América Hispânica.

Para o historiador Francisco Doratioto, que assina o prefácio, a obra é uma oportunidade para compreender “como se construiu um Estado. Esse, em contraste com o que ocorreu com a América Hispânica, conseguiu manter a unidade do espaço territorial herdado do período colonial”. Com suas 673 páginas, a obra é recomendada para quem deseja conhecer os detalhes políticos e militares da época da independência.

3. “A História do Brasil para Quem Tem Pressa”, de Marcos Costa

Ilustrado e didático, é um livro essencial para quem busca aprofundar e entender melhor a história do Brasil. Nesta obra, o autor “viaja no tempo” para tentar compreender alguns cenários atuais do país, como por que, do ponto de vista político, o Brasil ainda é um país frágil.

Além de responder às perguntas, Marcos Costa também trata sobre temas essenciais da história brasileira, tanto antigos, quanto mais recentes. Alguns deles são: a independência do Brasil, a República do Café com Leite, a Revolução de 1930.

“Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá”, da editora Bazar do Tempo

O período marcado pela busca da Independência do Brasil, entre o fim do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, contém muitos episódios fundamentais de nossa história, como a Conjuração Mineira e as revoluções que incendiaram o Nordeste do país em 1817. Porém, muitos desses marcos nacionais não costumam destacar a atuação das mulheres que tomaram parte nesses combates por meio de diferentes estratégias.

Por isso, a obra “Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá” é escrita pelas mãos de sete mulheres historiadoras e jornalistas: Antonia Pellegrino, Cidinha da Silva, Heloisa Starling, Marcela Telles, Patrícia Valim, Socorro Acioli e Virgínia Starling. O livro conta a história de sete mulheres e seus respectivos papéis neste momento tão importante para o Brasil.

Hipólita Jacinta, Bárbara de Alencar, Urânia Vanério, Maria Felipa de Oliveira, Maria Quitéria de Jesus, Maria Leopoldina e Ana Lins são as protagonistas – e heroínas – dessa história.

Depois dessas indicações, não tem mais desculpa para não conhecer mais sobre a história do seu país! Se você gostou, compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também entendam mais sobre o 07 de setembro.

Os comentários estão desativados.

Veja também