Trabalhar em casa já virou parte da rotina de muitas pessoas ao redor do mundo. Entretanto, manter a produtividade no trabalho pode ser um desafio. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar.
Estar em casa e ainda poder continuar trabalhando, é sem dúvida um privilégio. Porém, alguns cuidados são necessários para que o seu nível de produtividade não caia. Estabelecer uma rotina organizada e procurar cumprir os mesmos horários da empresa, são algumas ações que podem te ajudar a manter o fluxo de trabalho, por exemplo.
Como o ambiente do lar, por si só, já apresenta muitas distrações, é preciso se concentrar ainda mais no trabalho. Portanto, controlar o seu tempo e definir as suas atividades, são algumas ações que ajudam a render mais, e por consequência, aumentar a produtividade. Dessa forma, seu trabalho continuará sendo executado com qualidade e compromisso.
E um dos grandes vilões da produtividade é o celular. Confessa, quanto tempo você passa no dispositivo checando as redes sociais e sites? Normal, todos nós ficamos distraídos com o celular, que já virou praticamente uma extensão do nosso corpo. No entanto, é preciso ter equilíbrio e tomar cuidado para que ele não atrapalhe o trabalho.
Mas como manter a produtividade sem se distrair com o celular?
Para alguns, o celular é extremamente importante para a execução de trabalhos, sendo difícil manter-se longe do aparelho. Por outro lado, dispositivos móveis podem roubar a atenção e concentração. Então como manter o ritmo de trabalho, sem cair nas artimanhas da internet e das redes sociais?
Nesses casos, é importante lembrar que o dispositivo deve ser utilizado apenas em situações que exijam o seu uso. Quando o assunto é produtividade, lembre-se que o foco é o melhor aliado no home office.
E para te ajudar a aumentar sua produtividade, estando em casa ou na empresa, acompanhe as dicas que separamos para você.
1 – Mantenha o celular fora do alcance de suas mãos
É muito comum olharmos o celular a cada segundo ou sempre que chega alguma notificação. Todavia, esse ato pode comprometer a sua produtividade ao longo do dia. O fato de você sempre parar o que está fazendo para olhar a telinha do seu aparelho, faz com que você perca a linha de raciocínio. Além disso, você ocupa um tempo dedicado ao trabalho com coisas, que nem sempre, são importantes naquele momento.
Dessa forma, ser for possível, deixe o seu celular fora do alcance da suas mãos. Caso você precise falar com alguém da empresa, deixe o WhatsApp logado em seu computador, mas lembre-se de fechar a aba. Sempre que necessário, abra o WhatsApp Web, resolva o que é necessário e torne a fechá-lo. Isso fará com que você não se preocupe em ficar respondendo as mensagens que possam surgir durante o dia.
2 – Desative as notificações para aumentar as produções
Essa é uma dica que vale tanto para o celular quanto para o computador, uma vez que ambos podem comprometer a sua produtividade. Isso porque as várias notificações funcionam como “gatilhos” que atrapalham na concentração, desviando o foco do trabalho. Para bloquear o recurso de notificações, basta ir ao campo de “configurações” do seu computador ou smartphone.
Outra opção é deixar o celular no silencioso, pelo menos no horário de trabalho. Assim, sua atenção estará voltada às atividades do trabalho e, portanto, cumprir os prazos de entrega não será um problema. Deixar o celular virado para baixo, também pode te ajudar a não ser tentado a olhar sempre para a tela, mantendo assim seu ritmo de produção.
3 – Utilize aplicativos que aumentem a produtividade
O celular não precisa ser o seu inimigo no home office. Sabendo utilizá-lo o aparelho pode ser um grande recurso para aumentar o desempenho. Inclusive, existem aplicativos programados exatamente para aumentar a produtividade. Nas lojas da Play Store e Apple Store você encontra diversos apps com esse objetivo.
Um exemplo desses aplicativos é o Forest, disponível para os sistemas Android e iOS. De um jeito simples, mas super dinâmico, a instalação permite que você crie uma floresta, desde que sua atenção esteja no trabalho.
Em suma, o Forest bloqueia as outras ações do celular. Assim, ao abrir o app e escolher plantar uma semente, por exemplo, você apenas poderá usar o aparelho quando o tempo de crescimento da planta terminar. Caso você o utilize antes, a árvore morrerá. Ou seja, quanto mais tempo você se dedicar ao trabalho mais árvores você poderá ter em sua floresta.
Outros aplicativos permitem ainda o bloqueio de sites específicos e de redes sociais digitais. De igual modo, o Google Chrome oferece extensões que também bloqueiam sites a sua escolha, como o caso do Work Mode ou Block Site.
4 – Defina pausas específicas
É claro que descansar é muito importante, afinal, ninguém é uma máquina. Por outro lado, tomar pausas sem horários determinados, faz com que você não estabeleça uma rotina produtiva. Entre um trabalho e outro, defina momentos para tomar água, relaxar a mente e esticar as pernas.
5 – Estabeleça metas
E por último, mas não menos importante, tenha em mente que só depende de você ser produtivo, ou não. Portanto, seja gentil consigo mesmo, mas também firme. Para aumentar o seu nível de produtividade, estabeleça metas alcançáveis. Um exemplo disso é ficar sem usar o celular até que determinada tarefa seja completada.
Entenda que é tudo é uma questão de adaptação e flexibilidade e atente-se à demanda de trabalho. Desse modo, você poderá definir caminhos mais seguros para realizar um bom home office.