Blog do UNASP

5 maneiras práticas para definir seus objetivos profissionais

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Como alcançar os objetivos profissionais se você não definiu nenhum? Descubra a importância dos objetivos profissionais e aprenda a definir os seus de forma prática!

No mundo corporativo, possuir objetivos profissionais é mais comum do que você imagina. Porém, muitas pessoas desconhecem a importância disso. Outras nem sabem o que é e como definir esses objetivos. Portanto, primeiramente é preciso ficar claro que, o objetivo profissional nada mais é do que aquilo que almejamos para nossa própria carreira. Ou seja, é um indicativo de onde o profissional quer chegar e o que ele deseja conquistar.

Como resultado alguns tendem a traçar seus objetivos para alcançar cargos de gerência por exemplo, ou simplesmente ser um bom líder, criar sua própria empresa ou até mesmo ocupar um cargo de executivo em uma multinacional.

Por isso, é muito importante que esses objetivos profissionais ou metas para a carreira, estejam bem definidos, estruturados e palpáveis. Sendo assim, fica mais fácil criar estratégias e trabalhar com foco para conquistá-los.

Quais são os benefícios de traçar objetivos profissionais?

Como dissemos, os objetivos profissionais são metas que colocamos no âmbito profissional para que nos sintamos realizados ao ‘chegar lá’. Dessa forma, é extremamente importante entender o que você quer e saber enxergar quais são os seus objetivos.

Sendo assim, você saberá aonde quer chegar e por esse motivo se sentirá mais motivado para começar a se mover. Além disso, o profissional também passa mais credibilidade ao mostrar que sabe exatamente aonde quer chegar e o que precisa para fazer para isso.

Alguns benefícios de definir os objetivos profissionais, são:

  • Mais clareza dos rumos do desenvolvimento profissional;
  • Realização pessoal está alinhada ao sucesso profissional;
  • Planejar ajuda a focar;
  • Estabelecer metas nos torna mais produtivos e eficientes; dentre outros.

Agora que você sabe de alguns dos benefícios de criar metas, descubra 5 maneiras práticas para definir seus objetivos profissionais!

Objetivos Profissionais: 5 maneiras práticas para defini-los

1. Faça uma autoanálise

 É extremamente importante que você se conheça para definir os próximos passos. Portanto, fazer uma autoanálise é imprescindível. Nesse momento, busque pensar nas experiências que possui, caminhos que trilhou e o quanto este trabalho ou área de atuação importa para você.

Além disso, pontue seus pontos positivos, negativos e o que precisa melhorar como pessoa e como profissional. Crie uma linha do tempo com a sua trajetória, conquistas, aprendizados e já vislumbre onde quer chegar e como pode chegar.

Ou seja, esse é o primeiro momento em que você começa a pensar em quem você é, tudo o que já fez e o que quer para sua vida profissional daqui pra frente. Então, é como se fosse um choque de realidade.

Por isso, é aconselhável, que nesse processo você também faça um acompanhamento com um profissional da psicologia. Dessa forma, juntos, vocês vão conseguir entender melhor a sua personalidade, seus gostos, medos, frustrações e trabalhar em cima disso. 

2. Busque uma Mentoria Profissional

Paralelo à autoanálise, você pode conversar com um profissional de mercado que trabalhe com mentoria profissional. Essa área de atuação funciona como conselheiros profissionais. Ou seja, eles são responsáveis por fazer seu acompanhamento, te ouvir e juntos traçarem novos planos.

Ouvir a opinião de um expert no assunto e enxergar sua situação por outra perspectiva é muito importante. A mentoria profissional vai te ajudar a desenvolver suas habilidades, montando em parceria um plano de ação para traçar seus objetivos e alcançá-los.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3 . Pondere trocar de área ou empresa

Através das análises, seja a autoanálise ou a mentoria, pode ser que você perceba que está na hora de trocar de área ou empresa. Isso quer dizer que, ao parar para refletir e montar suas estratégias, você atinou que o emprego atual pode estar sendo um empecilho para que você alcance seus objetivos.

Por isso, criar metas ou objetivos profissionais podem interferir no seu momento atual de carreira. Você acha que vai conseguir ser gerente de uma empresa de automóveis se sua carreira está sendo construída numa empresa têxtil?

Então, pondere trocar de área ou empresa, depois das análises

4. Prós e contras 

Em todos os momentos de nossas vidas, mais frequentemente nos momentos de escolhas, precisamos saber dos prós e contras das nossas decisões. Entender as consequências e no que elas podem influenciar, nos ajuda a tomar as decisões certas.

Quando falamos em traçar objetivos profissionais, estamos falando de escolhas, decisões e atos que muitas vezes não voltam mais. Logo, em toda sua análise e ponderações, esteja ciente do que pode acontecer e nas proporções que isso pode chegar.

No entanto, não tenha medo, objetivos grandes tendem a acarretar escolhas difíceis. Então, se você não se arriscar, nunca vai saber onde poderia chegar. Pense alto; faça grande; chegue longe.

5. Coloque no papel

E para consolidar as suas análises, ponderações e certezas, utilize o papel como auxiliar nesse momento. Um bom planejamento de carreira não fica só na cabeça. Anotar também faz parte do processo e pode te ajudar a alcançar seus objetivos mais rápido.

Então, tente trabalhar o visual. Anote, desenhe, monte uma apresentação, mas não deixe de deixar claro para você mesmo, os seus sonhos, desejos e planos. Ou seja, torne suas metas palpáveis e faça com que elas sejam seus lembretes diários de dose motivacionais.

Gostou das dicas?

Através desses passos, fica mais fácil traçar seus objetivos profissionais, não é mesmo? Portanto, esperamos que tenham gostado das dicas. Montar um planejamento de carreira não é só para quem já está no mercado de trabalho.

Isso quer dizer que os universitários também já podem ir se organizando e pensando aonde querem chegar e o que precisam fazer para dar certo. Então, adicionar os objetivos profissionais no currículo é uma ótima estratégia.

Dúvidas? Escreva aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 9 erros comuns que você deve evitar no seu primeiro emprego

• Está passando por uma crise na carreira? Avalie seu Mindset.

• Como dar conta de tudo? Veja 7 dicas para aumentar a sua produtividade.

• Pré vestibular: como passar por essa fase com mais tranquilidade?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também