Blog do UNASP

5 podcasts para entender a economia no Brasil

Os podcasts sobre economia têm tomado conta dos nossos ouvidos. Afinal, quem não quer saber mais sobre a economia, a bolsa, os rendimentos e o passo a passo para o seu dinheiro render?

A cada dia os podcasts têm crescido em variedades de temas e na popularidade entre os mais jovens. Jornalismo, relações internacionais, Biologia, Química, Redação entre muitas matérias didáticas, humor e nosso foco principal desse texto – Economia.

Por ser uma forma muito prática de se informar, ela vem se tornando foco de atenção de todas as faixas etárias que se interessem pelo assunto, já que se adapta perfeitamente à vida corrida atual.

Para quem ainda não está por dentro, os podcasts são como programas de rádio onde você não interage diretamente, apenas ouve o locutor.

Muitos deles são mundiais, sendo assim estão acessíveis através de plataformas de streaming, sites e blogs.

Sabendo disso, a redação do Blog do Unasp [RP1] selecionou para você, aqueles que o mercado reconhece como os cinco mais descolados podcasts sobre Economia:

1- NerdCash

O site chamado Jovem Nerd é um dos mais conhecidos entre adolescentes e jovens adultos da atualidade. Seu foco está em conteúdo geek e nerd, sempre falando sobre assuntos dessa tribo tais como HQs, jogos, séries e filmes.

Com esta fama e credibilidade, o portal passou a ter o NerdCast, uma programação de podcasts com toda a temática do site.

Unindo a sua credibilidade ao assunto em alta na atualidade, o podcast do Jovem Nerd incluiu em sua programação o tema: economia, que atingiu em cheio o seu público mais cool e jovem que talvez, não se interessaria por um tema assim em outro poodcast.

Assim, fizeram isso sem fugir do estilo de comunicação do portal, mantendo sua linguagem descontraída e informal.

Uma ótima forma de ter contato com o mundo das finanças sem se entediar. Por isso, é muito acessado pelas gerações Y, Z e Millenials.

Lançado em dezembro de 2019, o programa já conta com 24 episódios, que tratam das eleições americanas à crise do petróleo.

É possível acessar o conteúdo através do site NerdCash e de plataformas de streaming como o Spotify.

2- Educando seu Bolso:

Um blog sobre finanças para leigos. É assim que eles se definem em seu site.

Pode-se dizer que o propósito é passar a informação de forma objetiva e rápida, sem vocabulário entendido apenas pela área financeira.

O site foi criado por profissionais do mercado financeiro e ficou muito conhecido por seus artigos. Em geral, são notícias, dicas e explicações a respeito de investimentos, crédito e poupança.

É um dos mais antigos podcasts sobre economia do país!

O seu primeiro episódio foi ao ar em novembro de 2013, quando a plataforma ainda nem era conhecida pelo grande público.

São mais de 300 episódios, que abordam temas como empréstimos, métodos de investimento e notícias do mercado. Os capítulos costumam durar entre 20 e 30 minutos.

É possível acompanhar a programação de podcasts do canal através de seu site e seu perfil no Spotify.

3- PoupeCast:

Um dos mais populares podcasts do país!

Foi idealizado pela jornalista e também fundadora do Me Poupe (maior comunidade de finanças do mundo), Nathalia Arcuri.

A plataforma conta com diversos canais para você se informar sobre economia e investimentos. São mais de 5 milhões de inscritos no Youtube e 1,3 milhões de seguidores no Instagram.

Os podcasts sobre economia começaram a ser gravados em setembro de 2019.

Atualmente, já são mais de 100 episódios, que falam de tudo um pouco sobre o mercado e a rotina ideal para um investidor. Bastante informal ao passar a informação, não lança mão de palavras difíceis ou conceitos complexos.

É uma comunicação bastante acessível para leigos. Aliás, um grande diferencial do canal, que faz com que Nathalia ganhe cada vez mais fama.

Inclusive, Nathalia foi considerada a mulher mais influente da internet brasileira em 2017.  

Para acessar todos os episódios disponíveis, entre no site do Me Poupe ou em seu perfil no Spotify.

4- CBN Podcasts – Economia

Vinda de uma estrutura das dimensões da Rádio CBN, esta é uma opção diferente das anteriores.

O podcast sobre economia é um projeto da rádio, que pertence a Sistema Globo de Rádios. Portanto, possui uma infinidade de jornalistas, repórteres e especialistas paara o tema.

Com essa estrutura a disposição, foi criada uma plataforma completa, que trata não somente desse assunto, mas de tantos outros. Cada locutor possui seu próprio programa, com episódios variados dentro do tema.

Entre os principais nomes, é possível encontrar as opiniões de famosos como Miriam Leitão, Andrea Sadi, Natuza Nery, Guga Chacra, Carlos Alberto Sardemberg e Mario Sergio Cortella.

Deixe um comentário

Veja também