[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
O que faz um médico veterinário? Qual especialização é mais a sua cara? Descubra algumas das muitas áreas de atuação, desse que é o doutor não só de pets!
Assim como muitas profissões, a medicina veterinária é muito ampla. Contando com cerca de 80 diferentes áreas de atuação! As possibilidades de empregos são bem abrangentes, o que pode ser uma grande vantagem.
Por outro lado, ocasionalmente pode bater aquela dúvida sobre o que exatamente faz um médico veterinário, ou ainda, sobre qual área você gostaria de se especializar. É curioso, e talvez estranho, pensar que medicina veterinária vai tão além do que estamos acostumados a associar. A veterinária atinge inclusive os humanos.
Mais interessante ainda é saber que o profissional da área pode ser um fiscal da lei em uma determinada vertente, por exemplo. O mercado veterinário tem se expandido bastante, talvez por razões de uma valorização no nível família dos animais para humanos, e também pela necessidade de serem cuidados de forma mais dedicada e especializada. Por isso, hoje existem áreas curiosas como a oftalmologia, nutrição e ultrassonografia dentro da medicina veterinária.
Que tal conhecer algumas das áreas mais promissoras? Veja logo abaixo e escolha qual se adequa mais ao seu perfil e aspirações.
1. Clínica e cirurgia
Esta é com certeza uma das áreas mais comuns de busca e também de conhecimento popular. Nela o profissional cuida dos animais domésticos em clínicas ou hospitais, para atendimentos, emergências, exames e cirurgias. É aqui que os especialistas atuam também, em: ortopedia, nutrição animal, ultrassonografia, dermatologia, odontologia, entre outros.
2. Agronegócio
As “clínicas rurais” também são uma possibilidade para o estudante de medicina veterinária. O veterinário é responsável por animais de fazendas que tem estes como fonte de produção. Ele é responsável pela saúde dos animais e por isso é o único que pode medicar e fazer intervenções cirúrgicas.
Tudo para garantir a qualidade dos alimentos de procedência animal, controle de surtos dos animais e avaliações periódicas ou diárias dos rebanhos. Vale ressaltar que, em comparação as clínicas urbanas, esta é uma área que possui mais oportunidades de vagas, pois o número de estudantes que se interessam pelo agronegócio é muito menor.
3. Pesquisa
Cuidar de questões como reprodução, clonagem, transgenia e melhoramento genético, por exemplo, são as responsabilidades do pesquisador e desenvolvedor na área da medicina veterinária.
Por se tratar de uma área de estudos, ao aluno que se identificar é aconselhável começar a focar nesta área desde a faculdade. Igualmente ao agronegócio, esta é uma área com pouca procura, seja por não ser tão conhecida ou por ainda está em desenvolvimento no Brasil. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
4. Vigilância/inspeção
Apesar do trabalho direto com os animais ser o mais conhecido, o médico veterinário também pode atuar com a inspeção de estabelecimentos que vendem produtos de origem animal, como supermercados, por exemplo.
Neste setor é comum o termo RT em veterinária, que seria o responsável técnico, uma profissão interessante por ser lucrativa e permitir uma carga horária reduzida. Entretanto, a responsabilidade neste setor é alta, por lidar com consumo e procedência de produtos. Para saber mais, clique aqui.
5. Ensino
Para aqueles que amam passar conhecimento e auxiliar no crescimento de futuros profissionais, o setor acadêmico é sempre uma boa opção em qualquer área, e não seria diferente na veterinária. Desde professor em universidades particulares e públicas até palestrante e consultor.
Como toda docência, é necessário especializações, mestrado e/ou doutorado para ter aquele destaque no mercado de trabalho.
6. Saúde Pública
Vamos falar um pouco sobre uma atuação mais direta na humanidade? No setor de saúde pública o profissional lida com a prevenção e controle das doenças passadas de animais para os humanos, ou seja, as zoonoses. Atuando desde setores públicos, através de concursos, até laboratórios.
7. Veterinária Esportiva
Como o nome já diz, a medicina veterinária na área dos esportes cuida dos animais que competem. Tratando de lesões futuras, problemas de saúde e cuidados gerais dos animais. Este profissional não é responsável pela perícia de animais antes da competição, para garantir que não estejam sob o efeito de substâncias proibidas para o local. Neste caso atua o especialista em perícia médica veterinária.
Qual/quais das áreas citadas mais te chamou a atenção? Você pode conferir as outras áreas de atuação aqui.
[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Leia também:
- Saúde do futuro: mais conectada e high-tech. Descubra o que vem por aí!
- Bacharelado ou Licenciatura? Descubra a diferença e saiba qual escolher
- Ciências Biológicas: descubra as principais áreas de atuação do biólogo
[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]