Blog do UNASP

Produtividade: dicas de como evitar a procrastinação

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Produtividade é uma das competências mais exigidas e apreciadas no mercado de trabalho. Mas como saber se você é uma pessoa produtiva? E mais, você sabe como evitar a procrastinação?

Produtividade não tem a ver necessariamente em estar sempre ocupado. Antigamente ser produtivo estava associado a produção em massa e em curto tempo. Muitas vezes sinônimo de quantos mais atividades e tarefas para fazer, melhor. No entanto hoje uma pessoa produtiva é aquela capaz de fazer escolhas acertadas sabendo fazer bom uso do tempo. Portanto, não a pessoa mais ocupada e sim, aquela que sabe como gerenciar o seu tempo.

Como evitar a procrastinação?

Certamente você já tentou fugir o máximo possível de uma tarefa, aliás adiou-a até não ter para onde fugir? Isto é procrastinar, o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. É um comportamento muito comum, mas também muito prejudicial. Por isso preparamos algumas dicas de como evitar a procrastinação e assim aumentar sua produtividade:[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

1. Identifique um padrão

Antes de mais nada pense o que faz você perder o foco e procrastinar. Afinal quais são as tarefas que você costuma empurrar com a barriga? Sobretudo o que tira sua atenção? Tente mentalizar essas coisas e assim pensar estratégias para mudar isso.

2. Bloqueie estímulos externos

Algumas coisas podem tirar sua atenção e assim te desconcentrar. O que não é urgente e te entretém certamente se mostrará mais interessante que sua obrigação. Por isso é interessante bloquear o que te distrai. Por exemplo: celular e redes sociais, se você não consegue ficar sem dar uma olhada no Instagram, Whatsapp e não trabalha necessariamente com isso que tal deixa-lo em modo avião, desligar a internet ou guardar o aparelho na gaveta?

3. Faça uma coisa de cada vez

Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode não ser tão eficiente quanto você pensa. Uma vez que não terminamos nada e deixamos tudo pela metade. Então foque em uma tarefa de cada vez, determine um tempo e faça com qualidade.

4. Divida a tarefa em vários passos

Antes de desenvolver uma atividade tente mentalizar e enumerar os passos do desenvolvimento daquela tarefa. Determine tempo para cada parte até concluí-la. Como resultado uma atividade complexa pode até parecer mais simples assim.

5. Não deixe se tornar um hábito

Procrastinar pode interferir no seu trabalho, estudos, atividades pessoais, relacionamentos. Como resultado você terá estresse, culpa, entre outros problemas. Portanto cuide para que não se torne parte da sua rotina.

Produtividade e mercado

O mercado de trabalho hoje busca profissionais sérios e que tenham como característica alta produtividade. Para adquirir isso é necessário lutar contra a procrastinação e não apenas isso, mas também buscar desenvolver novas competências. Pensando nisso existem cursos e especializações para quem se interessa em aperfeiçoar a produtividade pessoal. No Unasp encontramos o MBA em Produtividade Pessoal e Liderança para Alcance de Resultados.

Enfim, após um mergulho sobre o assunto esperamos que tenha gostado e quem sabe até se interessado ainda mais pelo assunto. Mas se ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

 

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também