Inserir o lúdico na Educação Infantil facilita a absorção dos conteúdos aplicados e ajuda no desenvolvimento das crianças, além de tornar o espaço escolar mais atrativo.
Primeiramente, precisamos ressaltar que a atividade lúdica é toda ação com o objetivo de ensinar, expressada por meio de brincadeiras e jogos. Ou seja, o ato de brincar pode ser conduzido de uma forma que, independentemente do tempo, espaço e uso de objetos, proporcione ensinamentos à criança. Dessa forma, estimulando o pequeno, ou pequena, a criar, recriar, inventar e usar a sua imaginação. Além disso, o lúdico também torna o espaço escolar mais atrativo.
Portanto, mais do que nunca é preciso refletir sobre a importância dos jogos e das brincadeiras, numa perspectiva lúdica, no processo de ensino e aprendizagem do aluno da educação infantil. No entanto, esse é um diálogo que precisa ser feito em conjunto com a equipe escolar. Assim, como também preciso fazer testes de possibilidade e assertividade da proposta.
Portanto, é papel do professor, junto à equipe escolar, planejar de forma estratégica e personalizada todas as ações em prol da atividade lúdica. Os benefícios dos trabalhos que envolvem o lúdico são incontáveis para a educação infantil. Além disso, os jogos e brincadeiras, com a mediação do professor, são capazes de ensinar sem “cobranças”, o que torna o aprendizado ainda mais prazeroso.
O lúdico na Educação Infantil
O lúdico promove, na educação infantil, uma prática educacional de conhecimento de mundo, oralidade, pensamento crítico e desenvolvimento dos sentidos. Ou seja, todas as áreas que o ser humano precisa desenvolver para alcançar suas metas e ganhos sociais e pessoais.
Sendo assim, o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas também como parte importante no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância. Pois é nessa faixa etária, quando o lúdico é tão presente, que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar, discordar de opiniões, exercer a liderança e também ser liderada. Nesse contexto, o lúdico pode ser um aproximador entre ideias tão abrangentes e relativamente complicadas, para o universo infantil. Ele é como um tradutor, um filtro, para ensinar crianças de uma forma que elas compreendam certos temas.
De fato, o lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças da educação infantil.
2 maneiras de desenvolver o lúdico
Quando falamos em lúdico logo vem à nossa mente as brincadeiras e jogos. Esse pensamento não está errado. As brincadeiras de roda, pátio e jogos em grupos, ou em aparelhos tecnológicos, são ótimas opções de atividades lúdicas.
Por isso, essas atividades na vida da criança são importantes, pois quando brinca, ela explora e manuseia tudo aquilo que está à sua volta, através de esforços físicos e mentais, sem se sentir coagida pelo professor, por exemplo, além de começar a ter sentimentos de liberdade e independência.
Focar em jogos e brincadeiras é um bom começo!
1 – Jogos
No contexto cultural e biológico, jogo é uma atividade livre, alegre e que engloba um conjunto de simulações cotidianas ou de teorias. O jogo é um instrumento pedagógico muito significativo e também de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais.
Ou seja, o jogo favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência. Bem como, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais.
2 – Brincadeiras
As brincadeiras, assim como os jogos, são de suma importância para o desenvolvimento da criança na educação infantil, pois através delas os pequeninos também aprendem a respeitar regras e desenvolvem o espírito de equipe.
As brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos. Isso quer dizer que tanto as brincadeiras, quanto os jogos, são excelentes recursos para facilitar a aprendizagem.
Tanto os jogos como as brincadeiras ensinam regras, despertam a atenção desenvolvem as características pessoais, sociais e culturais da criança e também colaboram para a saúde mental facilitando a socialização, comunicação e expressão das crianças.
Quer aprender a como desenvolver mais esse processo lúdico, dentro da sala de aula? Então, veja logo abaixo um pouco mais sobre um curso de especialização focado na área.
Pós em Educação, Ludicidade e Desenvolvimento Infantil
O curso de Pós-graduação em Educação Infantil foi desenvolvido para introduzir aos profissionais o estudo e a pesquisa no campo da alfabetização e do letramento. Buscando qualificá-los para os processos alfabetizadores através de fundamentação teórica e de práticas pedagógicas.
No curso, a criança é considerada como sujeito de direitos e com a possibilidade de desenvolvimento holístico. Para isso os campos da experimentação, da pesquisa e prática levam em consideração a visão lúdica e ao mesmo tempo colabora para uma formação que possibilita um trabalho efetivo para os pequenos.
Durante o curso, você vai se deparar com disciplinas, como:
1. Desenvolvimento Profissional no contexto da prática docente;
2. Literatura Infantil, Linguagem, Histórias;
3. Musicalização Infantil;
4. Psicomotricidade e Aprendizagem;
5. Tecnologia na Infância;
6. Educação na Primeira Infância;
7. Avaliação do Ensino e da Aprendizagem;
8. Alfabetização Matemática e Ludicidade e outras.
Gostou do que leu até aqui? Então, não perca tempo e venha estudar c no Unasp. Saiba clique aqui para saber mais sobre o curso, seu corpo docente, investimento e aulas e outras informações.
Até a próxima!