No período do vestibular é normal ficar estressado e ansioso. No entanto, a melhor saída é aprender a lidar com o estresse pré-vestibular para que ele não te atrapalhe. Como? Nós temos algumas dicas.
Compromissos, cobranças, trabalhos, provas e falta de descanso, Enem o vestibular logo aí; estes são apenas alguns exemplos de situações que podem contribuir para que o estresse domine a sua vida. Portanto, para evitar o colapso, é preciso descobrir quais atividades ou ações podem te ajudar a diminuir a ansiedade e nervosismo. E aí, você já sabe o que fazer para lidar com o estresse pré-vestibular?
De fato, por muitas vezes, acabamos priorizando os estudos e outras atividades ao invés de cuidar do nosso psicológico. No entanto, o problema é que as as emoções afetam diretamente o nosso rendimento nas demais áreas da vida. Ou seja, se não estamos bem emocionalmente, dificilmente conseguiremos alcançar os nossos objetivos.
Especialistas afirmam que, a princípio, o estresse funciona de maneira benéfica, pois prepara o organismo para reagir a alguma situação de risco. Entretanto, o problema se dá quando ele vira algo crônico e passa manifestar-se fisicamente. Mau humor, esquecimento, dificuldades em dormir, dores de cabeça, tontura e tensão física são alguns dos sintomas.
Claro que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, portanto é importante analisar a sua situação de maneira individual. O que significa que, algumas atitudes gerais podem ajudar a diminuir o estresse, no entanto, o auxílio de um profissional da saúde, psicólogo, é fundamental.
3 dicas para lidar com o estresse pré-vestibular
Veja logo abaixo algumas dicas que vão te ajudar a lidar melhor com o estresse durante o período do pré-vestibular.
1 – Relaxamento necessário
Você precisa deixar um pouco de lado os assuntos que te estressam e procurar relaxar. Ocupar-se com atividades e exercícios, físicos por exemplo, é uma boa ideia. No entanto, ter aqueles momentos de total descanso também é importante.
Ah, lembrando que você deve exercitar esse “não fazer nada, apenas relaxar”, de forma diária. Por exemplo, logo depois dos estudos, desligue as redes sociais, feche os livros e sente-se no sofá com uma xícara de chá ou quem… que tal sair para dar uma volta no bairro? A escolha da atividade fica por tua conta, mas lembre-se de aproveitar o momento para não pensar nos compromissos, ou pelo menos tentar.
Sendo assim, encontre uma maneira de relaxar, seja com um hobby ou ficar deitado na rede ouvindo música. Você também pode ficar perto de pessoas que lhe façam bem ou meditar. O importante é sentir-se leve, calmo e relaxado. O silêncio também pode trazer muitos benefícios; pense nisso.
2 – Alimentação
A alimentação possui grande influência não somente na nossa saúde física como também nas nossas emoções e suas variações. Então, não tem como falar da saúde sem citar a alimentação, que é um do pilares dela. Ah, nós já abordamos sobre a importância de mudar os hábitos alimentares de forma gradativa em outro post aqui do blog. Entretanto, falando sobre o estresse pré-vestibular, vale atentar-se ao tipo de comida que você está ingerindo. Por isso, preparamos uma lista bem rápida com alguns dos alimentos responsáveis por manter tudo em ordem e harmonia.
- Laranja – auxilia contra os radicais livres vindos do stress e dormir tarde, por exemplo.
- Roxo – rico em antocianina que ajuda no combate das degenerações pelo seu rico poder antioxidante;
- Verde – organiza sangue, pele, rejuvenesce neurônios;
- Vermelho – auxilia na prevenção de cânceres, em especial os relacionados às da áreas genitais.
Vale ressaltar que é necessário comer a parte que apresenta a cor. Por exemplo, a maçã possui a casca vermelha, mas é branquinha/amarelada por dentro. Como a maçã com casca, entendeu a lógica? 🙂
3 – Praticar exercícios
Investir, no mínimo, 30 minutos diariamente para fazer algum tipo de exercício físico traz grandes benefícios para as emoções. Esse é um tempo que deve ser reservado para você não pensar nos problemas e focar em cuidar de si mesmo.
A atividade física diminui a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e ainda libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar.
Os exercícios mais indicados são os aeróbicos e os menos aconselhados são os de competição porque podem agravar o estresse. É possível começar com caminhadas na rua, na praça, na praia ou andar de bicicleta, por exemplo.
Veja essa lista de opções de exercícios para fazer ao ar livre.
Vídeo sobre o assunto no canal
Quer ver mais dicas para aliviar o estresse pré-vestibular? No canal do Unasp você encontra um vídeo completinho sobre o tema. Dá o play aí!
Procure ajuda profissional
Pensar no que está causando o estresse é muito importante, exatamente para que se possa evitá-lo. No entanto, se o estresse atingiu um nível mal tolerado e você, sozinho, não consegue operar mudanças em seu estilo de vida, um profissional especializado precisa ser acionado. Portanto, procure auxílio especializado.
Lembre-se que tratamentos, sejam terapia ou medicação, devem ser feitos apenas sob indicação e supervisão de psiquiatras e psicólogos, ok?
Até a próxima!