Escrever a redação do Enem exige mais do que apenas escrever na norma culta. As suas vivências, experiências e conhecimentos também são postos à prova. Por isso, é preciso aprimorar o seu repertório sociocultural. Saiba como e o porquê.
Provas objetivas, trabalho prático e apresentação de trabalho são os formatos avaliativos mais desejados entre os alunos, não é mesmo? No entanto, na hora das questões dissertativas e redações, muita gente entra em desespero. No Enem não é diferente. Pois é, a redação é um assunto que gera preocupação por parte dos candidatos. Além disso, não conhecer o tema causa mais desconforto ainda, isso porque, mesmo sabendo que as temáticas giram em torno de algo relevante socialmente e que abre possibilidades de debate, as opções são muitas. Por isso, é preciso cada vez mais aprimorar o repertório sociocultural para atingir o objetivo da redação.
Sabemos que a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das etapas mais importantes do vestibular. Dessa maneira, é necessário preparar-se bastante para o dia da prova. É de extrema importância que os candidatos dediquem uma parte do cronograma de estudos para a redação e a absorção de novos conhecimentos, experiências e repertório sociocultural.
Repertório sociocultural, o que é?
Repertório sociocultural, em resumo, é saber e compreender sobre as várias áreas do conhecimento, ter referências múltiplas e experiências de vida únicas. Na maior parte dos casos, esses conhecimentos e vivências se dão de forma natural durante o dia a dia. Entretanto, há outras formas de estimular e aprimorar o seu repertório.
Visitas a exposições, eventos culturais diversos e museus são uma grande fonte de conhecimento e absorção de cultura, por exemplo. Portanto, estar presente em ambientes que favoreçam esse movimento é imprescindível.
Usando o repertório sociocultural no Enem
A redação, como você sabe, utiliza temas da atualidade para poder incentivar o candidato a expor a sua opinião, além de bons argumentos para a solução de um problema. Ou seja, as referências externas – o repertório sociocultural adquirido para tal – não podem aparecer de forma aleatória e sem ligação com o restante do texto. Logo, as informações devem ser muito bem selecionadas e articuladas na redação.
Vale lembrar que o Enem também avalia a forma que o estudante seleciona, relaciona, organiza e interpreta as informações, fatos, opiniões e argumentos na hora de defender seu ponto de vista. Portanto, para caprichar na redação, o candidato pode equilibrar a exposição dos seus conhecimentos nas três etapas da redação dissertativa-argumentativa:
— Introdução: na primeira frase da introdução – estratégia de abertura;
— Desenvolvimento: no embasamento dos argumentos – apenas dois argumentos são indicados;
— Conclusão: no fechamento da redação – após embasar fatos e argumentos.
Formas de ampliar seu repertório sociocultural
Saia da rotina
Fazer algo diferente é aprender algo novo. E aprender algo novo, amplia repertórios. Portanto, não seja acomodado e conheça novos espaços de convivência, locais, pessoas, hobbies e gostos. Afinal, conhecer realidades diferentes das suas, enriquece o seu repertório.
Leia todo dia
Um bom repertório sociocultural também implica na quantidade de informações que o indivíduo absorve. Portanto, quanto mais você lê, mais aprende.
Através da leitura você é capaz expandir as capacidades de expressão, aprofundamento de teorias, ampliação de argumentos e novos argumentos, além de fatos e dados relevantes para sustentar posicionamentos. Logo, procure ler todos os dias: notícias, conteúdos diferentes, livros, jornais, revistas, blogs e opiniões. Ah, mas lembre-se de filtrar o que você lê. Dedique-se a leituras que possam te ajudar no Enem.
Documentários, filmes e séries
Uma das formas mais práticas, talvez, para adquirir novas visões de mundo são por meio do entretenimento. Esse meio também pode ser um bom momento de aprendizagem. Ou seja, além dos documentários históricos, jornalísticos e investigativos, por exemplo, até mesmo filmes e séries de ficção podem te ajudar a aprimorar o seu repertório sociocultural.
Converse com pessoas com diferentes experiências de vida
Estimular a troca de experiências através das histórias de vida. Ou seja, conversar com outras pessoas também é uma forma de aumentar o seu repertório sociocultural. Isso porque você estará entrando em contato e analisando a visão do outro sobre determinado assunto ou acontecimento.
Ouça músicas
Assim como a literatura e o consumo por meio do entretenimento audiovisual, a música também revela os pensamentos, os costumes, as relações de um povo ou indivíduo diante de certa situação histórica ou social. Então, pode ser que no meio da redação, você lembre de uma música que fale sobre o assunto e isso poderá ser útil. Claro, que é possível citá-la com coerência e sem que haja desvio ao tema.
Você pode fazer análises sobre a letra, gênero e indagar pautas como: o que essa letra quer dizer para os ouvintes no âmbito pessoal e coletivo? Há alguma crítica sendo feita? A que ou a quem? Se não há crítica, do que a letra fala? Qual é o assunto central? A qual tema de redação essa canção poderia se relacionar? A que público ouvinte ela foi produzida? Todos esses questionamentos vão te auxiliar a desenvolver e a enxergar a expressão musical com uma função muito maior do que a de apenas entreter os ouvidos.
Bons estudos e até a próxima!