A área de secretariado passou por grandes e importantes mudanças. Hoje, é um profissão muito requisitada, no entanto ainda é uma área que necessita de profissionais capacitados. Veja porque você deve fazer um curso na área.
O profissional de secretariado acompanha de perto mudanças no setor. É perceptível como o perfil mudou de acordo com as necessidades e desenvolvimento do mercado. Anteriormente o secretário, ou secretária, era visto como um profissional mais operacional. No entanto, paradigmas estão sendo quebrados. O operacional também existe, mas com a especialização certa é possível atuar também como empreendedor, consultor e ter foco mais de gestão dentro das empresas.
Apesar de ser uma profissão de grande importância e responsabilidade, muitos profissionais não optaram por um curso de profissionalização. Aprenderam na prática. O que de fato não é errado. Mas precisamos entender que o cenário do mercado empresarial impõe, cada vez mais, mudanças por conta da globalização e transformações de ferramentas tecnológicas.
Tudo em uma empresa precisa ser mais otimizado, mais tecnológico e com mais resultados. Obviamente que as profissões não passaram despercebidas. Todos os profissionais, de todas as áreas, estão sendo incentivados a estudarem mais, aprenderem mais ferramentas e por fim, serem profissionais mais capacitados de acordo com a demanda das novas exigências do mercado.
Portanto, existe, hoje, uma maior exigência nos processos de seleção e contratação do profissional de secretariado, mesmo que este já tenha experiência na área.
Por isso, mesmo que você já atue como secretário ou secretária, a profissionalização é o melhor caminho para quem deseja conquistar mais espaço e melhores vagas de emprego.
Por que você deve investir em uma profissionalização em secretariado
1. É uma formação acadêmica
Quem opta pela especialização terá um diploma certificando que aprendeu conceitos específicos da área. E pensa aqui com a gente, que empresa não irá sentir-se muito mais confiante em depositar um cargo nas mãos de uma pessoa capacitada?
Portanto a especialização é uma forma de deixar claro que você sabe trabalhar com criatividade, flexibilidade, aprendeu a desenvolver o relacionamento interpessoal, além de ter aprendido tecnologias específicas da profissão.
2. O perfil do profissional mudou
No passado, bastava ter uma formação mais técnica ou prática para ocupar um cargo de secretariado. No entanto isso mudou. As empresas precisam e procuram um profissional multifuncional, que saiba trabalhar com líderes e que possa auxilia-los na busca pelos melhores resultados.
Hoje não basta atender telefone, redigir documentos e emails, lidar com arquivos e organizar agendas. É preciso saber liderar, entender de gestão e trabalhar por resultados e não por tarefa. Ah, além disso, o domínio da língua materna e até de um segundo idioma também são importante.
Em suma, o secretário ou secretária, hoje, é um profissional estratégico na empresa. Não mais apenas um executor de tarefas.
3. Os cursos possuem um padrão de qualidade
Em março de 2004, foram aprovadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), por meio do Parecer no CNE/CES 102/2004, para os cursos de Secretariado Executivo. O objetivo principal foi garanti um padrão de qualidade para os cursos de que preparam os profissionais para a inserção no campo de trabalho.
De acordo com as DCN, o objetivo do curso de secretariado deve ser: formar bacharéis com sólida formação geral e humanista. Além disso, aprimorar a capacidade de acompanhar mudanças de paradigmas na gestão do profissional de secretariado.
4. Desenvolver competências técnicas
Através do curso você aprenderá e desenvolverá competências mais técnicas, que farão toda a diferença na carreira. Como por exemplo: administração de tempo; comunicação organizacional; tecnologia da informação e domínio de programas de informática; pesquisa de dados; métodos de arquivamento; como preparar e acompanhar reuniões e muito mais!
5. Desenvolver competências comportamentais
Além das competências técnicas, outra área que é muito importante desenvolver é a do comportamento, com o curso em secretariado você aprenderá: a como ter mais flexibilidade; relacionamento interpessoal; trabalho em equipe; como ter uma postura profissional de acordo com a sua posição, entre outros.
6. Melhores salários
E por fim, mas não menos importante, a questão salarial. Quanto mais especialização você tiver, melhor será o seu salário, pois você estará concorrendo a cargos com mais exigências e responsabilidades, consequentemente o salário tende a ser maior do que para postos somente operacionais.
Portanto, um curso de especialização também pode ser um meio de melhorar o seu salário, para que você possa investir nos seus sonhos e desejos pessoais. Já pensou nisso?
E aí, o que achou? Se o seu desejo por especialização pela área de secretariado te convidamos a conhecer o curso do Unasp.
O curso de secretariado do Unasp, forma profissionais que prestam assessoria dentro de empresas, instituições públicas ou privadas, no que diz respeito ao planejamento, à organização e à rotina de trabalho.
Em dois anos, você se capacita para atuar em gestão de escritórios e desempenhar tarefas como transferências eletrônicas e gerenciamento de informações de negócios. Clique aqui e conheça mais.