Entender como nós somos, de forma individual, é um importante passo para encontrarmos o nosso caminho no mundo. Existem muitos modos de entender a sua personalidade, como por exemplo, através de testes. E provavelmente você já deve ter feito vários deles por aí. No entanto, queremos te indicar o teste MBTI que é bem interessante! Você vai encontrar boas respostas com ele.
É bem comum fazer testes na internet para se conhecer melhor, e não só na nossa vida privada, até mesmo em entrevistas de emprego os testes são usados, para que os recrutadores contratem o colaborador que desejam. Enfim, testes de personalidade estão por todos os lados! No entanto, a maioria deles não levam o nome de teste MBTI, mesmo que muitos deles sejam baseados nesta metodologia. Ou seja, estamos falando aqui daquele teste de personalidade clássico que você escolhe as frases que melhor se adaptam às suas preferências. Lembrou?
Pois é! Essa ferramenta, além de muito interessante, também é muito útil para descobrir a carreira ideal, traçar planos para o futuro ou simplesmente entender melhor como funcionam os seus sentimentos e preferências.
Dessa forma, na hora da seleção dos candidatos e entrevistas, muitas empresas recorrem a instrumentos eficazes, como o teste MBTI, para auxiliar na identificação de personalidades dos colaboradores. No entanto, você também pode fazer por conta própria.
O que é o teste MBTI?
Conhecido como teste de personalidade, o MBTI ou Tipologia de Myers-Briggs, é um instrumento muito utilizado para identificar o tipo psicológico das pessoas. Deste modo, para que a análise ocorra, o teste MBTI é, geralmente, aplicado por meio de um questionário estruturado com alternativas opostas, que refletem as preferências já estudadas no método. Então, ao final, a ferramenta avalia o resultado onde é possível encontrar 16 tipos diferentes de personalidades.
De acordo com especialistas, o teste MBTI é a ferramenta de assessment mais utilizada no mundo, com cerca de 2 milhões de relatórios emitidos ao ano. Além disso, todas essa popularidade se deve à praticidade da ferramenta e sua eficiência na classificação de comportamento, estilo, características no trabalho e outros aspectos humanos.
Como funciona?
O teste MBTI é geralmente aplicado de forma digital, ou seja, online. Entretanto, ele também pode ser aplicado por meio de um questionário impresso que é fornecido por empresas licenciadas. Logo, após o preenchimento do formulário, os dados são tabulados e geram um relatório com os resultados e este documento final contém informações detalhadas sobre o tipo psicológico, comportamento, preferências e tendências do indivíduo para solucionar problemas, bem como seus pontos fortes e fracos.
Os resultados finais são gerados com base em alguns pilares dessa metodologia. Sendo assim, quatro são os pilares que representam nossas preferências através de dois sub pilares distintos.
Em cada pilar você escolhe um sub pilar de acordo com as respostas, e isso revela sua forma de ser e agir. Portanto, após concluir o teste, o indivíduo passa a ser representado por uma sigla de 4 letras, correspondente com sua personalidade – ao total são 16 possibilidades.
Quer saber mais sobre esses pilares e os 16 tipos de personalidade? Continue lendo esse texto e ao final faça seu teste MBTI.
Os 4 pilares do MBTI e os 16 tipos de personalidade
Primeiramente é preciso conhecer quais são os pilares e os sub pilares de cada pilar do MBTI. Veja!
1 – Energia e motivação
— Extrovertidos (E): pessoal que se sente motivada/energizada através da interação com outras pessoas, geralmente agem antes de pensar.
— Introvertidos (I): aquele indivíduo que se sente motivado/energizado pelo engajamento em atividades solitárias, preferem refletir muito antes de qualquer ação.
2 – Percepção de mundo
— Sensoriais (S): esse tipo de pessoa têm a consciência voltada para o que existe de concreto, ou seja, aquilo que pode ser percebido através dos 5 sentidos.
— Intuitivo (N): já estes indivíduos possuem a consciência voltada ao abstrato, ao lado simbólico, ao intangível.
3 – Avaliação e tomada de decisão
— Racionalistas (T): são pessoas concisas, que atuam de maneira lógica, organizada e objetiva; sempre buscam argumentos racionais.
— Sentimentais (F): faz parte desse grupo as pessoas que se baseiam em critérios subjetivos, como valores e preferências, levando em consideração necessidades humanas e decidindo “com o coração”, por exemplo.
4 – Estilo de vida
— Julgadores (J): esses indivíduos são decisivos, preferem seguir regras claras e viver de maneira mais planejada, estruturada. Além disso, sentem tranquilidade quando decisões são tomadas.
— Perceptivos (P): são as pessoas que gostam de liberdade e improvisações. Dessa forma, elas dão preferência a uma vida com maior flexibilidade, adaptável. Sentem tranquilidade quando apresentam opções em aberto.
Sendo assim, através dos quatro pilares que listamos, as respostas dos testes podem gerar uma das 16 possibilidades de personalidades diferentes no teste MBTI. Então, utilizando as letras correspondentes a cada pilar, encontra-se os seguintes tipos:
1) ISTJ: o “logístico”, suas características são: responsabilidade e comprometimento.
2) ISFJ: o “defensor”, indivíduo protetor dedicado e acolhedor com senso de empatia.
3) INFJ: o “advogado”, é idealista e reservado, porém inspirador.
4) INTJ: o “arquiteto”, cidadão conhecido pelo pensamento criativo e estratégico.
5) ISTP: o “virtuoso”, aquele mestre em diversas ferramentas e experimentador.
6) ISFP: o “aventureiro”, indivíduo visto como um artista flexível e ousado.
7) INFP: o “mediador”, típica pessoa poética, bondosa e altruísta.
8) INTP: o “lógico”, aquele com sede insaciável por conhecimento e inovação.
9) ESTP: o “empresário”, sujeito inteligente, enérgico e disposto a arriscar.
10) ESFP: o “animador”, pessoa sempre entusiasmada, enérgica e espontânea.
11) ENFP: o “ativista”, com espírito livre e criativo, além de muito sociável.
12) ENTP: o “inovador”, indivíduo marcado pela curiosidade e perspicácia.
13) ESTJ: o “executivo”, aquele administrador nato com talento para gerência.
14) ESFJ: o “cônsul”, sempre atencioso, sociável e solícito.
15) ENFJ: o “protagonista”, um líder carismático que hipnotiza as massas.
16) ENTJ: o “comandante”, aquele especialista em resolver desafios com ousadia.
A que grupo você pertence?
Com bases nas 16 personalidades, o teste ainda divide os resultados em grupo para facilitar o entendimento. São eles:
Analistas
Os analistas compreendem os tipos de personalidade intuitivo e pensante, e se caracterizam por sua racionalidade e imparcialidade. Ou seja, são pessoas independentes, com a mente aberta e propensas a participar de debates intelectuais e científicos.
Diplomatas
Já os diplomatas abrangem os tipos intuitivo e sentimental, mas são focados na empatia e cooperação. Então, como sugere a denominação, são ótimos no aconselhamento e mediação de conflitos, além de serem muito influentes em seus grupos sociais.
Sentinelas
Esse grupo, sentinelas, inclui os tipos observador e julgador, marcados por sua predominância colaborativa e estável. De qualquer forma, são pessoas trabalhadoras, tradicionais e ideais para campos administrativos e lógicos, pois têm facilidade em lidar com hierarquia e organização.
Exploradores
De forma exclusiva, os exploradores abrangem os tipos observador e explorador. Sendo assim, representam as pessoas mais espontâneas e conectadas ao mundo. Portanto, são indivíduos que se destacam em situações que requerem decisões rápidas, além de serem muito habilidosos com ferramentas em geral.
Gostou? Então, faça o teste da sua personalidade!
Até a próxima!