Com o cenário pandêmico atual, quem costumava ir a centros culturais, infelizmente precisou substituir este hobbie, não é mesmo? Principalmente, quem frequentava teatros, feiras de livros e filmes. Afinal de contas, com a pandemia estes lugares permaneceram fechados. Porém, ainda sim, é possível ampliar o repertório cultural sem sair de casa!
Além do mais, sabe o que também é fundamental para nossos dias? A saúde mental. E onde quero chegar com isso? Bem, você pode não saber, mas existem estudos que ligam a prática artística (como consumir arte) ao alívio de sintomas de depressão e ansiedade, como mostra o Projeto Inova Social.
Entretanto, como consumir arte no meio de uma pandemia? Os teatros, cinemas e museus estão fechados. Mas, leia este artigo até o final e descubra 3 formas de continuar ampliando seu repertório cultural, sem sair de casa.
Ampliar repertório cultural
1 – MUBI
Todo mundo já conhece as plataformas de streaming Netflix, Amazon Prime, Disney Plus e mais. Contudo, a MUBI é diferente, pois é uma plataforma dedicada aos amantes da Sétima Arte. Isso mesmo!
Na MUBI você encontra todos os tops “filmes cult”, ou seja, aquelas produções fora de rotas comerciais e por isso, são consideradas originais e conceituais.
Além disso, a plataforma trabalha com curadoria. Isso quer dizer que todos os dias, especialistas podem te indicar um filme que tenha a ver com seu estilo. Outra coisa legal da plataforma é que ela oferece a seção “Notebook”, nela o usuário pode ler notícias, reportagens, artigos de opinião e outros conteúdos jornalísticos sobre os filmes.
Ah, um ponto importante: as produções selecionadas pelos curadores só ficam disponíveis por 30 dias, depois disso a plataforma te instiga a procurar mais filmes. Clique para saber mais.
2 – ESPETÁCULO ONLINE
Este o próprio nome já sugere sobre o que se trata. Mas sim, esta é uma plataforma gratuita e colaborativa que proporciona ao usuário a experiência de assistir às peças sem sair de casa.
Sendo assim, a plataforma reúne um acervo com diversos espetáculos brasileiros. Aliás, não somente peças de teatro, mas ela também oferece para os espectadores, performances, apresentações circenses, musicais e até stand-up! Confira as peças em cartaz aqui.
3 – Google Arts & Culture
Saudade de um museu e de poder apreciar obras e seus autores?
A plataforma Google Arts & Culture é uma ótima opção para você, que deseja apreciar as belas obras, e de quebra, adquirir conhecimento sobre novas culturas
Nela é possível encontrar uma série de recursos como: visitas em museus a partir da tecnologia de Street View e acesso a exposições virtuais.
Demais, né? É possível fazer um tour por todo o museu que escolher, sem sair de casa! Além disso, a plataforma oferece ferramentas de exploração, que te ajudam na navegação dividindo por seções de artistas, materiais, movimentos históricos, e muito mais! Confira aqui.
Gostou? Agora é só aproveitar essas dicas e matar a saúde dos eventos culturais!
Até logo!