Fazer um planejamento de estudos pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada, realizando metas e alcançando objetivos. Saiba como!
Ler, estudar, fazer atividades, cumprir o cronograma de entregas e estar presente no horário, esses são só alguns requisitos que precisam ser cumpridos ao longo da trajetória do estudante. Por isso, um planejamento bem feito pode te ajudar o aluno na hora de cumprir tudo o que precisa.
Além disso, é comum que a gente se enrole de vez em quando e acabamos esquecendo de algum trabalho ou atividade, não é mesmo? Ou seja, fica claro que um planejamento é fundamental na vida do estudante!
Planejar parece ser uma palavra usada por gente metódica, mas eu posso garantir que o hábito de planejar pode mudar sua vida e a maneira como você enxerga suas obrigações. Então, com o planejamento certo, você vai ver que até um tempo pode sobrar!
O que é um plano de estudo?
Um plano de estudo é um planejamento onde você organiza e considera os prazos e matérias a serem feitas. Logo, é neste planejamento que você vai decidir qual o tempo que será dedicado para cada assunto.
Como fazer um planejamento de estudo?
Primeiro, lembre-se de conferir a grade das matérias, assim você conseguirá ter uma noção tanto da dificuldade quanto do tempo que levará para estudo.
Agora sim, siga esse passo a passo:
1 – Defina seu tempo de estudo.
Por exemplo, já sabendo das dificuldades das matérias e o tempo que levará para revisar cada uma, escolha um horário para começar e outro para terminar os estudos. Sendo assim, se você escolheu dedicar 8hrs do seu dia para esse estudo, distribua as matérias e atividades neste tempo.
2 – Analise suas disciplinas.
Como já mencionei, é interessante verificar a grade das disciplinas, assim você já terá uma noção prévia do tempo que deverá dedicar à ela. Deste modo, feito essa análise, separe um tempo para as disciplinas dentro das 8hrs de estudo.
3 – Defina o tempo.
Aqui é importante ressaltar que: não é necessário escolher os dias de estudo para as matérias, apenas os horários. Entretanto, uma dica é escolher revisar ou fazer as atividades das matérias que teve durante aquele dia, desta forma os assuntos fluirão melhor.
4 – Tente encaixar as matérias de forma que você não se sinta exausto.
É legal intercalar os níveis de dificuldade. Então, se uma matéria exige muito raciocínio lógico, intercale com algo mais automático e menos quebra-cabeça.
Aaaah! Outra dica importante: não esqueça das pausas.
Isso mesmo, as pausas são essenciais para resolução de problemas e até correção. Se sentir que está difícil demais, pare e respire um pouco. Volte depois de 10 minutos e recomece.
Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo que também precisa saber. Além disso, saiba que fazer um planejamento pessoal também é uma ótima ideia!
Até logo! 🙂